Título: Lula volta a defender acordo com Ciro em SP
Autor: Assunção, Moacir
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/07/2009, Nacional, p. A17

Presidente quer que o PT paulista desista de candidatura própria

Moacir Assunção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender, ontem, em entrevista à Rádio Globo em São Paulo, a candidatura do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo do Estado de São Paulo em uma aliança liderada pelo PT. Ele havia o feito o mesmo anteontem em Brasília.

Lula quer, mesmo contra a opinião de boa parte do partido, que o PT paulista desista da candidatura própria e apoie Ciro. De acordo com Lula, o PT precisa "levar muito a sério" a possibilidade da candidatura de Ciro Gomes à sucessão do governador José Serra (PSDB).

"O PT é um partido forte em São Paulo, tem pelo menos 30% do eleitorado da cidade, mas temos consciência de que precismos de uma base de alianças maior, porque o PT sozinho tem mais dificuldades".

Lula disse esperar que o partido tenha "maturidade" para, até mesmo, aceitar uma candidatura de fora do partido. "Não sei se o Ciro Gomes quer ser candidato em São Paulo, mas é um companheiro da mais alta qualidade e competência. Se ele quiser conversar com o PT, acho que é uma boa conversa", ressaltou.

A argumentação do presidente foi praticamente a mesma que usou em Brasília, ao cobrar responsabilidade do PT e deixar claro que vai enquadrar deputados e senadores do partido na volta do recesso parlamentar. Lula acredita que o PT precisa construir alianças com outros partidos para viabilizar a candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, à sua sucessão.

O presidente já chegou a manifestar preferência pela candidatura do deputado Antonio Palocci (PT-SP) à sucessão de Serra, mas Palloci está para ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sob acusação de quebrar o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. Outros grupos do PT defendem as candidaturas da ex-ministra do Turismo, Marta Suplicy, e do prefeito de Osasco, Emídio de Souza.

Ciro, por sua vez, admite desistir da candidatura à sucessão de São Paulo. O parlamentar garante que não pretende retornar à Câmara dos Deputados. "Tem gente séria do PT falando comigo sobre a possibilidade de disputar o governo de São Paulo e estou avaliando isso."

TERCEIRO MANDATO

Lula desconversou quando foi questionado pelo apresentador Laerte Maciel sobre a hipótese de concorrer ao terceiro mandato ou voltar a disputar a Presidência em 2014. "É muito difícil prever o que vai acontecer daqui a quatro, cinco anos. Não dá para imaginar o que vai acontecer quando sair daqui, posso morrer ali na esquina."