Título: Oposição torce por racha entre Lula e petistas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/07/2009, Nacional, p. A6

Líderes do DEM e do PSDB cobram coerência do PT, enquanto preparam representações

Clarissa Oliveira

Enquanto se prepara para ir ao Conselho de Ética contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), a oposição torce por um racha entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a bancada do PT na Casa. A nota distribuída pelo líder petista Aloizio Mercadante (SP) no fim da semana passada, voltando a pedir que o peemedebista se licencie do cargo, deu fôlego ao plano de manter a crise acesa até que termine o recesso parlamentar.

A nota emitida por Mercadante em nome da bancada petista foi distribuída na sexta-feira, em tom que contraria a orientação expressa do Planalto de dar sustentação a Sarney. Alguns senadores foram consultados, mas outros disseram em conversas reservadas que foram pegos de surpresa. No texto, o líder considerou "grave" a revelação feita pelo Estado de gravações da Polícia Federal que mostram Sarney negociando com o filho Fernando a contratação do namorado de sua neta na Casa. E concluiu dizendo que "a bancada do PT reafirma sua posição de que o melhor caminho seria o pedido de licença da presidência da Casa pelo senador José Sarney".

Oposicionistas avaliam que o ideal seria um pedido concreto de afastamento, claramente endossado por todos os senadores petistas. Ainda assim, consideram que as tensões entre o Planalto e a bancada só têm bons frutos a render. No pior dos cenários, acreditam que o presidente Lula poderá recuar nas manifestações em apoio ao presidente do Senado, permitindo que a bancada continue em busca de uma saída intermediária.

"O PT precisa decidir se é sim ou se é não. O que não dá é para eles ficarem em cima do muro dessa forma", provocou o líder do PSDB na Casa, senador Arthur Virgílio (AM). "Vamos cobrar do PT que seja coerente com a posição que tinha antes de o presidente Lula interferir", reforçou o líder do DEM, senador José Agripino Maia (RN), em referência ao jantar que Lula teve com a bancada petista no início do mês, em que orientou senadores a apoiarem Sarney. "O que nos resta saber agora é quem manda na posição do partido na Casa, se é a bancada ou o presidente Lula, que claramente não está nem aí para a imagem do Senado ou para a imagem dos senadores do PT."

REPRESENTAÇÃO

Virgílio confirmou ontem que o PSDB deve apresentar nos próximos dias representação no Conselho de Ética contra Sarney. "Acho que o partido deve esperar o mínimo possível e resolver essa questão na segunda-feira mesmo, mais tardar na terça-feira", afirmou o líder tucano. Até ontem, disse Virgílio, o partido ainda não havia decidido se transformará as quatro denúncias já apresentadas por ele ao conselho em representações ou se elas serão reunidas em uma única ação contra o presidente do Senado.

O líder DEM avisou que manterá a estratégia já anunciada de recomendar à bancada que também vá ao Conselho de Ética somente no dia 4, após a volta do recesso. "Foi um grande engano pensarem que o recesso ia esfriar esse assunto", argumentou Agripino.