Título: Uribe inicia visitas pelo Peru
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/08/2009, Internacional, p. A15

O presidente colombiano, Álvaro Uribe, inaugurou ontem, em Lima, uma série de visitas a seis países latino-americanos afirmando ter mantido "um diálogo bem importante" com seu colega peruano Alan García sobre o acordo para a cessão de bases militares às forças americanas na Colômbia.

A escolha do Peru como primeiro escala da missão diplomática foi estratégica. García foi o único presidente a manifestar publicamente seu apoio ao acordo militar entre Bogotá e Washington, na semana passada. O desembarque em Brasília será amanhã.

Os dois presidentes conversaram durante uma hora no palácio de governo. Mas o presidente colombiano preferiu manter o perfil discreto, evitando declarações à imprensa sobre o polêmico acordo com os americanos.

Na véspera, o governo colombiano havia avisado que Uribe seria "prudente em suas declarações à opinião pública" durante sua passagem pelos países da região.

"Sempre estaremos respaldando esse trabalho fundamental que você tem feito", disse García a Uribe.

Também ontem, o governo colombiano informou que Uribe adiantará em um dia a visita que faria a Buenos Aires na quinta-feira. A mudança da data teria sido pedida pelo próprio Uribe a Cristina Kirchner, presidente argentina. O colombiano chegou ontem a noite à Bolívia e ainda visitará Chile, Brasil, Paraguai e Uruguai. Em Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera convencê-lo a desisitir do acordo.