Título: Vídeo com ataque a Sarney é hit no You Tube
Autor: Nogueira, Débora
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/07/2009, Nacional, p. A10

Em 2004, Lula contestava popularidade de Roseana

Débora Nogueira

Um discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na pequena cidade de Imperatriz, no Maranhão, em 2004, se tornou um dos maiores constrangimentos políticos para o presidente e volta à tona agora, em 2009, quando ele apoia o presidente do Senado José Sarney (PMDB-AP), na mais grave crise do Congresso. Com mais de 143 mil exibições no You Tube, o vídeo reproduz o contexto político das eleições municipais no Maranhão. Lula esteve em Imperatriz para participar de um comício do petista Jomar Fernandes. No palanque, o presidente criticou duramente Roseana Sarney e questionou o resultado de pesquisas eleitorais, relacionando os candidatos com grupos de mídia na região.

"Olha, eu vou contar uma coisa pra vocês. Eu, quando vejo na imprensa de São Paulo as pesquisas dizendo que a Roseana Sarney é uma governadora aceita pelo povo do Maranhão... Eu conheço o Maranhão, gente. Já andei de carro e de ônibus neste Estado (...). Aí eu fico imaginando por que é que ela aparece bem nas pesquisas." Para o presidente, a resposta era o fato de a família Sarney e seu aliado, o hoje ministro Edson Lobão, terem grupos de comunicação. O bombardeio de noticiário positivo local traria liderança nas pesquisas.

O vídeo do discurso está na internet e pode ser encontrado em mais de 15 links no You Tube. O fenômeno é explicado pelo professor da FGV e consultor do Ibope Marcelo Coutinho. "A internet se tornou uma nuvem de dados, conversações digitais." O vídeo do comício foi publicado no site Kibe Loko, que tem 100 mil visitantes por dia. Só este vídeo do Maranhão, no canal do site, tem mais de 114 mil visualizações.