Título: Agropecuária contesta dados
Autor: Brandt, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/07/2009, Nacional, p. A4

A Agropecuária Santa Bárbara Xinguara informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os dados de número de cabeças de boi pertencentes ao grupo que fazem parte do inquérito e o de vacinas compradas registrados na Adepará são de meses distintos do ano de 2008. Por isso, alega, houve uma "variação natural" do rebanho, fruto do nascimento de novos bezerros.

Segundo a empresa, o levantamento de 14 mil cabeças é de fevereiro de 2008 e até o período de vacinação - que seria em novembro, sustenta a Santa Bárbara -, houve nascimento de pelo menos 7 mil bezerros nas propriedades.

"Essa diferença entre os números do inquérito e os da Adepará é perfeitamente adequada à pecuária, considerando as ocorrências normais: nascimentos, mortes, vendas, aquisições", justifica a empresa na nota.

Segundo ela, é natural o aumento do rebanho no fim do ano, já que entre junho e setembro existe uma "concentração do ciclo de nascimentos". A reportagem do Estado, no entanto, constatou que em 2009 foram compradas 18.584 cabeças, portanto, número também acima do adquirido em 2008.