Título: Após líder, PSDB irá ao Conselho de Ética
Autor: Oliveira, Clarissa; Costa, Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/07/2009, Nacional, p. A4

O PSDB decidiu entrar, na próxima semana, com representação no Conselho de Ética contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Segundo o líder do partido, senador Arthur Virgílio Neto (AM), os advogados ainda estudam se será feita apenas uma representação ou se as quatro denúncias já apresentadas serão transformadas em quatro representações em nome do partido.

"A origem da crise que atinge o presidente Sarney não é da oposição. Os fatos têm origem no próprio Senado e com o vazamento das gravações feitas pela Polícia Federal de conversas de integrantes da família Sarney", disse o presidente PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). "Nós queremos preservar o Senado", completou.

"A situação do presidente Sarney é insustentável", afirmou Virgílio. O líder pediu ao Conselho de Ética para investigar a contratação de parentes e afilhados de Sarney pelo Senado - além do caso do neto José Adriano Cordeiro Sarney, que intermediava crédito consignado para servidores -, desvio de R$ 500 mil de um patrocínio da Petrobrás à Fundação José Sarney e a atuação do clã, por meio de atos secretos, para nomear o namorado de uma neta do senador. Já o PSOL pediu apuração contra Sarney e o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL) pela proliferação dos atos secretos.

O DEM vai decidir se entra ou não com pedido de abertura de processo por quebra de decoro assim que o Congresso voltar a funcionar, na primeira semana de agosto. O líder José Agripino Maia (RN) afirmou que reunirá a bancada de 14 senadores no dia 4, quando será decidido se a legenda vai ou não entrar com representação contra Sarney no conselho. "Ele está muito fragilizado, principalmente depois que ficou comprovado que se amparou em ato secreto para nomear o namorado da neta."