Título: Advogado vê ilações e acusações genéricas
Autor: Macedo, Fausto
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/08/2009, Nacional, p. A9

"São ilações e acusações vazias, absolutamente genéricas e que vêm demonstrar mais uma vez a grande injustiça contra o sr. Naji Nahas", reagiu o advogado criminal Sérgio Rosenthal. "Depois de mais de um ano de investigação, a Polícia Federal não tem prova de crime algum. Não se apurou nenhum fato criminoso envolvendo o sr. Nahas e Daniel Dantas. A defesa está absolutamente tranquila e à disposição das autoridades porque tem convicção de que não há qualquer fato ilícito a ser apurado em relação ao sr. Nahas."

Para o advogado, os inquéritos são "mais uma tentativa de ligar Nahas a uma fantasia, só representa a prolongação dessa devassa que se faz na vida de um cidadão honesto". Rosenthal protestou. "No Estado Democrático de Direito são investigados fatos criminosos, não os cidadãos. Não é por se chamar Naji Nahas que o cidadão deve ser considerado culpado."

A Vale não comentou o relatório. A Petrobrás informou que o gabinete da presidência possui sistema de protocolo centralizado. "No sistema não existe nenhuma carta da empresa Sunray Energy LLP endereçada ao presidente José Sergio Gabrielli de Azevedo. A companhia não possui contratos com essa empresa."