Título: Advogado prega corrente de resistência
Autor: Andrade, Renato
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/08/2009, Nacional, p. A6

Tamanho do texto

O advogado e professor René Ariel Dotti pregou ontem "uma corrente de resistência" em defesa do Estado. "Sofri um choque por ver que na democracia e no Estado de Direito há a reencarnação da ditadura militar ", protestou Dotti, reconhecido por sua atuação contra o arbítrio nos anos de chumbo.

Professor titular de Direito Penal e de Direito Processual Penal da Universidade Federal do Paraná, ele apontou "a desconsideração por parte da decisão do magistrado (Dácio Vieira) da proporcionalidade de interesses em jogo, ou seja, o interesse da proteção da intimidade de direitos da personalidade, entre eles o da vida privada, e o interesse público visado pela informação".

Dotti analisa a demanda entre Fernando Sarney e o Estado. "Entra aqui a vida privada, mas é assunto de interesse público. Esse conflito jamais poderia ter sido resolvido em favor dele (Sarney), mas da população que tem direito a receber a informação." Em 1991 ele participou com o advogado Manuel Alceu Affonso Ferreira, do Estado, da comissão formada pela Ordem dos Advogados do Brasil para tratar da Lei de Imprensa.

Dotti disse não temer que a censura volte em larga escala. "Esse malsinado precedente não pode adquirir força de convencimento, assumir um tipo de jurisprudência. Vamos formar uma corrente de resistência pelo Estadão."