Título: Para ministro, nº de morte por gripe é um retrato
Autor: Gonçalves, Alexandre
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/08/2009, Vida &, p. A18

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, procurou ontem relativizar o fato de o Brasil ser o primeiro colocado no mundo em número absoluto de mortes por gripe suína. Ele disse lamentar os óbitos, mas acrescentou: ¿Desde o começo sabíamos que esses óbitos iriam acontecer. É uma doença nova, com vírus novo.¿

Pelo boletim oficial, o País registra 557 mortes provocadas pela gripe suína. Estados Unidos, o segundo colocado, traz 522. Para Temporão, os números do último boletim representam ¿um retrato, um instantâneo¿ e que certamente essa relação vai mudar. Ele observou que países do Hemisfério Sul passam agora pelo inverno, estação em que tradicionalmente o número de casos de influenza sobe. Ele acredita que, com a chegada do inverno no Hemisfério Norte, os números mudem.

Primeiro colocado em número absoluto de óbitos de gripe, o Brasil ocupa o 7º lugar na mortalidade por 100 mil habitantes. Para Temporão, a taxa de mortalidade é um critério mais ¿razoável¿ do que a contagem do total de óbitos. Ele disse que, nesse indicador, o País tem desempenho ¿semelhante ao de desenvolvidos¿.