Título: Vamos mais ouvir do que falar
Autor: Domingos, João; Abreu, Beatriz
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/08/2009, Economia, p. B4

Executivos das indústrias petroleiras que atuam no Brasil tiveram ontem uma reunião para discutir a linha de atuação no encontro previsto para hoje com a ministra chefe da Casa Civil, em Brasília. A decisão foi adotar uma postura de "mais ouvir do que falar", comentou um dos representantes do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP).

A instituição não comentou oficialmente o conteúdo da reunião, apenas confirmou presença da diretoria na reunião com Dilma.

Segundo outro executivo do setor, "a postura do IBP já é pública o bastante". "O Instituto encaminhou suas propostas para o governo federal no início das discussões da Comissão Interministerial que elaborou as propostas para o novo marco regulatório do petróleo. Não fomos ouvidos no decorrer do processo. Agora nós é que queremos ouvir. Estamos ansiosos."

SÓ NA FESTA

Na segunda-feira, o presidente do IBP, João Carlos De Luca, brincou com o fato de o setor não ter sido convidado a participar da elaboração das propostas: "Nos convidaram apenas para a festa e não para ajudar a organizá-la", comentou, sobre o convite enviado a mais de 2 mil pessoas para a cerimônia marcada em Brasília na próxima segunda-feira para a divulgação das propostas que serão encaminhadas ao Congresso Nacional.

De acordo com outro executivo, apesar de não ter sido consultado sobre as novas regras, o setor não está contrário à maior parte das propostas, seja a de mudança no tipo de contrato, de concessão para partilha, ou mesmo a entrega para a Petrobrás da operação de todos os blocos.

"Todos querem que essas regras sejam aprovadas rapidamente para dar continuidade ao processo. Qualquer empresa que atua no setor hoje quer atuar no pré-sal e ter a Petrobrás como parceira é ótimo. Muito melhor do que disputar com ela por estas áreas", comentou.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 27/08/2009 04:32