Título: Ele é um dos mais jovens escolhidos para a corte
Autor: Recondo, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2009, Nacional, p. A4

Com 41 anos de idade, o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, será, se confirmado para o cargo, um novato entre os veteranos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Mas não estabelecerá um recorde.

Antes dele, Alberto Torres, em 1901, tornou-se ministro da Corte Suprema com 35 anos, idade mínima exigida pela Constituição da época e também pela atual. Epitácio Pessoa, que antes de ser presidente da República foi ministro do Supremo, chegou ao tribunal com 36 anos em 1902.

Da composição atual, Celso de Mello, o decano do tribunal, foi nomeado quando tinha 43 anos, a mesma idade do segundo mais antigo integrante da atual formação do STF - o ministro Marco Aurélio Mello.

Caso seja aprovado pelo Senado, Toffoli poderá passar 29 anos no Supremo, até completar 70 anos e ser compulsoriamente aposentado.

Se ficar todo esse tempo no posto, vai se tornar um dos mais longevos ministros da corte. Mas não atingirá os 29 anos, 11 meses e 24 dias de Hermínio do Espírito Santo (até 1924) ou os 29 anos e 8 meses de André Cavalcanti (até 1927).

O presidente Lula também não se tornará, com essa oitava indicação, o recordista de nomeações para o Supremo. Antes dele, Getúlio Vargas indicou 21 ministros. Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto nomearam 15 cada e João Figueiredo escolheu 9 magistrados. Atualmente, Lula está empatado com Castello Branco. No ano que vem, uma nova escolha será feita, para substituir o ministro Eros Grau, que completará 70 anos.