Título: Produtor briga com Incra por posse de terra
Autor: Scaranc,Guilherme
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2009, Nacional, p. A10
José Maria Tomazela, SOROCABA
Dissidentes do Movimento dos Sem-Terra (MST) invadiram há 40 dias o sítio do pequeno agricultor Antonio Aversa Neto, em Pederneiras (SP). A propriedade, de apenas 31 hectares, está encravada num assentamento do Incra. O agricultor afirma que a documentação está em ordem, mas o Incra alega que ele não é dono da terra.
O conflito começou em 2006, quando o Incra entrou com ação de desapropriação de uma área de 2 mil hectares do antigo horto florestal pertencente à Rede Ferroviária Federal. O imóvel tinha sido ocupado pelos sem-terra e a Justiça negou o pedido do Incra com base na lei que impede a desapropriação de terras invadidas.
O Incra entrou com apelação e pediu a imissão de posse nas terras. Com a licença concedida, o órgão assentou provisoriamente os sem-terra.
O pequeno sítio de Aversa Neto não estava incluído nesse processo. Mesmo assim, foi invadido em abril de 2006. "Na época, a Justiça deu liminar e a polícia retirou os invasores." No mês passado, com a nova invasão, Aversa voltou a pedir a reintegração de posse, mas não conseguiu.
A assessoria do Incra informou que a área está dentro do horto Aimorés, portanto, pertencia à extinta Rede Federal e hoje integra o assentamento.