Título: Dados foram publicados em site e depois retirados pelo governo
Autor: Balazina,Afra
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2009, Vida&, p. A22
Página teria sido desativada para a inclusão de informações sobre CO2
Ao divulgar nesta semana a Nota Verde - que avalia os veículos a partir da emissão de três poluentes (monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio) -, o governo federal atendeu também a uma solicitação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
O órgão cobrava maior divulgação dos dados de emissões dos veículos pelo governo. A reportagem de capa da revista do Idec deste mês mostrou a falta de transparência das montadoras sobre as emissões de gases dos veículos.
Até meados de agosto, porém, uma página no site do Ibama permitia a comparação de dados ambientais de todos os modelos fabricados no Brasil em 2008. O Idec enviou carta ao Proconve questionando por que as informações não eram divulgadas "ostensivamente" e por que apenas os modelos fabricados em 2008 haviam sido avaliados. "No entanto, antes que o instituto recebesse resposta, a Nota Verde foi retirada do ar", afirmava a reportagem na revista do instituto.
Ao questionar o Proconve sobre o ocorrido, o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) teria respondido. "Segundo o ministro, a metodologia da Nota Verde não havia sido aprovada e, portanto, seu website nem poderia ter ido ao ar", diz o texto. Minc teria se comprometeu, então, a republicar a Nota Verde em cerca de um mês. A assessoria do ministério afirma que Minc não der ordem para que o site fosse desativado.
Segundo Márcio Veloso, coordenador-substituto do Proconve, os dados foram publicados primeiramente para "verificar qual era o grau de interesse sobre o assunto". Ficou acessível por cerca de um mês e meio, mas depois a página foi retirada do ar para a inclusão de informações sobre CO2, principal gás causador da mudança do clima.
Para André Ferreira, do Instituto de Energia e Meio Ambiente, a questão que fica é porque se demorou tanto para divulgar as emissões dos carros.
Há quem questione a escolha dos poluentes que representam a Nota Verde. Uma crítica é a não inclusão dos aldeídos, que deixariam o álcool em maior desvantagem. Segundo Veloso, optou-se pelos parâmetros mais comuns. Mas a metodologia poderá ser alterada. "Este é só o início, um balão de ensaio."
ENTENDA A DIFERENÇA
Monóxido de Carbono (CO): Incolor e inodoro, resulta da queima incompleta de combustíveis de origem orgânica. É encontrado em maiores concentrações nas cidades, emitido principalmente por veículos. Efeitos na saúde: pode provocar cansaço. Pessoas com doenças cardíacas têm cansaço e dor no peito agravados
Ozônio (O3): É formado pelas reações entre os óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis, na presença de luz solar. Além de prejuízos à saúde, pode causar danos à vegetação. O ozônio encontrado na faixa de ar próxima ao solo, onde respiramos, é tóxico. Entretanto, na estratosfera (a cerca de 25 quilômetros de altitude), o ozônio tem a importante função de proteger a Terra, como um filtro, dos raios ultravioleta. Efeitos na saúde: agrava problemas respiratórios em crianças e pessoas com doenças pulmonares
Hidrocarbonetos (HC): São gases e vapores resultantes da queima incompleta e evaporação de combustíveis e de outros produtos orgânicos voláteis. Diversos hidrocarbonetos, como o benzeno, são cancerígenos
Óxidos de Nitrogênio (NOx): São formados nos processos de combustão. Em grandes cidades, os veículos geralmente são os principais emissores. Têm papel importante na formação de ozônio. Efeitos na saúde: pode provocar ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço