Título: Cenário melhorou, mas é preciso cautela
Autor: Modé,Leandro
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/09/2009, Economia, p. B6

A grande pergunta que hoje ronda a cabeça do investidor comum é: afinal, a forte alta da bolsa no ano (quase 61%, levando em conta o Índice Bovespa) é sustentável? A maioria dos analistas avalia que os fundamentos da economia justificam a valorização.

O argumento passa pelas perspectivas de crescimento do País tanto neste ano quanto em 2010. Depois da divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre (expansão de 1,9% ante os três primeiros meses do ano), aumentou a expectativa de que este ano termine, na pior das hipóteses, no zero a zero.

Se isso se confirmar, o Brasil será um dos países do mundo com melhor desempenho econômico em 2009. Nos EUA, o PIB deve cair 3%, no México, 7%, e na zona do euro, 4%.

Para 2010, o desempenho brasileiro deve ser ainda melhor: espera-se que o PIB avance entre 4,5% e 5%, bem acima da média mundial. Com isso, o Ibovespa teria espaço para valorizar mais nos próximos meses.

Esse cenário não significa uma travessia livre de solavancos. O ambiente externo, que hoje aponta para uma melhora generalizada da economia, está sujeito a trovoadas. Além disso, os países desenvolvidos vão crescer durante muito tempo abaixo do potencial. Parece óbvio, mas não há outra alternativa: o investidor que já estiver disposto a correr riscos deve ser cauteloso. Comprar ações aos poucos e visar ao longo prazo.