Título: Citigroup estuda oferta bilionária de ações
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/09/2009, Economia, p. B12

Os executivos do Citigroup têm estudado uma possível oferta multibilionária de ações, enquanto o Tesouro venderia pelo menos uma porção de sua fatia no banco, de acordo com uma fonte próxima do assunto.

O banco ainda não entrou em negociações com o governo, mas já comunicou que gostaria de começar a conversar. O Citi falou do plano de levantar capital externo para honrar os fundos de ajuda. O Tesouro respondeu não ser contra o pagamento, desde que o Citi levante primeiro um capital compensatório.

O Tesouro comprou 7,7 bilhões de ações ordinárias do Citi na semana passada, em troca de papéis preferenciais, que o Tesouro havia recebido quando injetou US$ 45 bilhões no banco. A troca foi acordada no primeiro semestre, quando havia dúvidas sobre a adequação do capital do Citi.

Embora o Citi tenha lucrado nos últimos dois trimestres, o grupo ainda enfrenta inadimplência e mantém bilhões de dólares em ativos de risco. Mesmo antes de o Tesouro trocar suas ações no Citi, executivos do banco estudavam formas de diminuir a fatia do governo. Um das possíveis maneiras seria uma venda conjunta de ações. O Citi emitiria até US$ 5 bilhões em ações e o governo venderia simultaneamente uma quantidade indeterminada de sua participação, disseram as fontes.

Executivos esperam que uma transação como essa possa ocorrer já no quarto trimestre. O Citi poderia usar os recursos da venda de ações para resgatar papéis preferenciais nas mãos do Tesouro. Se o governo vender parte de suas ações do Citi, os contribuintes americanos poderão ter lucro. COMENTÁRIOS