Título: Presidente prestigia posse do primeiro juiz cego do País
Autor: Recondo, Felipe
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/09/2009, Nacional, p. A4

Ricardo Tadeu da Fonseca era procurador do Trabalho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de prestigiar ontem a posse do único integrante cego do Ministério Público no País, o procurador Ricardo Tadeu da Fonseca, de 50 anos, como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, em Curitiba. Fonseca tornou-se, agora, o primeiro juiz portador de deficiência visual.

"Exercer a magistratura é um sonho que sempre acalentei, mostra que a sociedade brasileira está um pouco menos deficiente", disse Fonseca. Lula destacou que o TRT paranaense ganhava muito "com alguém que perdeu a visão, mas não a capacidade de enxergar a verdade e a justiça".

"É a vitória de cada brasileiro e brasileira portador de deficiência", ressaltou o presidente. "É antes de tudo a vitória de alguém que muito cedo soube transpor barreiras injustas, prova definitiva de que se pode passar por limites e limitações, muitas vezes impostos pelo preconceito."

Uma paralisia cerebral no nascimento provocou perda parcial da visão de Fonseca. Aos 23 anos, no terceiro ano da faculdade de direito, ficou totalmente cego. Os colegas gravavam o conteúdo de livros e as aulas, até a formatura.

"Ninguém me dava emprego", contou em recente entrevista ao Estado. Ele não desistiu. Estudou e passou em sexto lugar no concurso para procurador do Trabalho, em 1991. Em 2002, mudou-se para Curitiba, onde se doutorou na Universidade Federal do Paraná.