Título: BC prepara novo cálculo para spread
Autor: Graner,Fabio;Nakagawa,Fernando
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/09/2009, Economia, p. B7
e BRASÍLIA
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou ontem que nas próximas semanas deverá ser divulgada a nova metodologia de cálculo da composição do spread bancário - a diferença entre o custo de captação de recursos pelos bancos e o valor cobrado dos clientes. Ele disse esperar que as novas informações contribuam para a queda dos spreads, assunto que há muito tem sido discutido entre bancos e governo.
Entre as inovações, Meirelles citou a divulgação do spread das operações de crédito com recursos direcionados. O BC já tem trabalhado nisso há algum tempo e já havia apresentado no relatório de inflação de março cálculo diferente do spread, incorporando itens como os financiamentos com recursos direcionados. Na ocasião, pela metodologia vigente, o spread bancário para pessoas físicas em dezembro de 2008 seria de 45,1 pontos porcentuais e, pela metodologia alternativa, cairia para 39,8 pontos.
Segundo ele, a medida deve dar mais transparência e ampliar a informação disponível para sociedade e governo, o que pode contribuir para a redução do custo. "Vamos aperfeiçoar a aferição do spread."
Outra mudança pode ocorrer no cálculo da inadimplência, hoje baseada nas provisões mantidas pelos bancos - reservas contra possíveis perdas -, e pode passar a considerar as perdas esperadas e as efetivas. Mas ele não deu mais detalhes sobre essa mudança.
Meirelles defendeu também, mais uma vez, a aprovação do projeto que institui o cadastro positivo, que está no Senado.