Título: Ex-assessor de Dirceu é novo ouvidor da Petrobrás
Autor: Pamplona, Nicola
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/09/2009, Nacional, p. A17

Ex-assessor parlamentar do deputado cassado José Dirceu (PT-SP), o advogado Paulo Otto von Sperling foi nomeado ontem para chefiar a Ouvidoria da Petrobrás, que estava vaga desde a morte de Maria Augusta Carneiro Ribeiro, em maio.

Com carreira ligada ao PT, Sperling chegou à estatal com o ex-senador José Eduardo Dutra, primeiro presidente da Petrobrás indicado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. A BR terá mudanças também em duas diretorias.

Sperling ocupava o cargo de gerente-geral de comunicação da BR. Entre 2003 e 2007, foi consultor jurídico da Petrobrás, informou nota distribuída pela empresa. O texto não cita, porém, a experiência anterior do novo ouvidor da companhia.

De acordo com o currículo apresentado em campanha para deputado distrital em 2002, Sperling foi assessor de Dirceu na Câmara, em 1993. Em 1995, mudou-se para o Senado, onde trabalhou com Dutra.

NOMEAÇÕES

A indicação do advogado foi aprovada em reunião do Conselho de Administração da Petrobrás, que avalizou ainda duas mudanças na direção da BR.

Os diretores de Operações e Logística, Edimilson Sant"Anna, e da Rede de Postos, Edimario Oliveira Machado, serão substituídos por José Zonis e Luiz Claudio Caseira Sanches, respectivamente.

Os dois novos executivos são funcionários de carreira da Petrobrás, mas, segundo fontes, seriam indicações conjuntas do PTB e do PMDB.