Título: Crise pode ter ajudado o País
Autor: Modé,Leandro
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/09/2009, Economia, p. B1

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), deputado Armando Monteiro Neto, disse ontem que, "paradoxalmente, a crise pode ter ajudado o Brasil" a conseguir o novo grau de investimento, atribuído pela agência de classificação de risco Moody"s.

"O desempenho do Brasil na crise acabou reforçando a compreensão de que o País tem hoje fundamentos muito mais sólidos que justificariam essa classificação.""

Monteiro Neto disse acreditar que o grau de investimento terá um efeito positivo no sentido de que, definitivamente, coloca o Brasil num plano superior na avaliação de risco.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho. compartilha da mesma opinião. "O País atravessou muito bem o período de crise graças às ações do governo e à pujança de nosso mercado interno e está pronto para retomar o dinamismo dos investimentos, condição-chave para o crescimento sustentado", diz o executivo.

Para Coutinho, a nota da Moody"s "reforça a percepção do mercado internacional de que o Brasil está maduro institucionalmente, tem uma gestão macroeconômica sólida e, ademais, oferece excelentes oportunidades de investimento".