Título: Alencar sofre transfusão de sangue em SP
Autor: Assunção,Moacir
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/09/2009, Nacional, p. A11

Segundo os médicos, vice-presidente passa bem ejá até conversou com presidente Lula pelo telefone O vice-presidente José Alencar, de 77 anos, se recupera bem da transfusão de sangue a que foi submetido ontem no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. Ele havia sido internado às 21h30 de quinta-feira, reclamando de mal-estar e fraqueza. Os exames detectaram um quadro de pancitopenia, no qual caem os níveis de hemoglobina e de plaquetas no sangue. Com isso, haveria risco de uma hemorragia ou de anemia.

De acordo com o oncologista Paulo Hoff, responsável pelo tratamento, o vice-presidente passou o dia ontem se restabelecendo. "Alencar deve ter alta ainda neste fim de semana. Ele está muito bem, conversando por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, parentes e amigos", relatou. Os níveis de hemoglobina e plaquetas já haviam se normalizado.

A causa mais provável da pancitopenia, segundo o médico, é a própria quimioterapia a que o vice se submete. Na luta contra o câncer na região do abdômen, desde 1995, Alencar já passou por 15 cirurgias. A última cirurgia foi no dia 24 de julho, por causa de uma obstrução do intestino.

HOUSTON

Na ocasião, o vice também teve de ser levado às pressas ao hospital, após sentir dores na região abdominal. Ele havia recebido alta menos de 24 horas antes, após cerca de duas semanas internado, também em decorrência de uma obstrução intestinal causada por tumores.

No final do mês passado, foi constatado que o tumor aumentou e Alencar decidiu abandonar o tratamento experimental a que vinha se submetido na cidade de Houston, nos Estados Unidos. A quimioterapia fora reiniciada no início do mês.

Alencar recebeu ontem duas bolsas de sangue e, na próxima terça-feira, se submeterá a mais uma sessão de quimioterapia. Hoff espera que o vice permaneça na cidade, adiando o retorno a Brasília, para pode dar continuidade ao tratamento médico.

RENAN E PITTA

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) também passou na manhã de ontem pelo Sírio-Libanês, assim como o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. O parlamentar, que não quis conversar com os jornalistas, submeteu-se a um check-up. Pitta passa por tratamento de câncer.