Título: País articula investigação nas Nações Unidas
Autor: Chacra,Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/09/2009, Internacional, p. A17

Com o apoio do presidente hondurenho deposto, Manuel Zelaya, o Brasil pedirá que as Nações Unidas investiguem abusos dos direitos humanos em Honduras. Amanhã, o Itamaraty apresenta oficialmente ao Conselho de Direitos Humanos um projeto de resolução solicitando que um relatório sobre os abusos seja feito pela entidade. Será a primeira vez que o Brasil pede a atuação da ONU em um caso na região.

A embaixadora do Brasil na ONU, Maria Nazareth Farani Azevedo, não esconde que a meta é aprovar a resolução por consenso. "E isso não é impossível", afirma. Se não houver consenso entre os membros do Conselho, a proposta será submetida à votação.

O texto sofre oposição principalmente de países africanos e árabes, que não querem que uma investigação da ONU sobre direitos humanos abra um precedente a futuros casos. "Existem ainda resistências", afirmou ao Estado o embaixador da Nigéria na ONU, Martin Ihoeghian Uhomoibhi. Ele deixou claro que poderia ser "precipitado" aprovar uma resolução sem considerar uma eventual eleição em Honduras.

Em uma declaração separada, países latino-americanos ainda exigiram "o respeito ao pleno funcionamento da missão" do Brasil em Honduras. Para a região, a conduta do Brasil "é plenamente coerente com o direito e as praticas vigentes na América Latina".