Título: Duplo financiamento beneficiou estudantes
Autor: Iwasso, Simone
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/09/2009, Vida&, p. A20

No ano passado, o governo federal publicou um decreto que incluiu as escolas de educação especial no Fundeb, o fundo nacional de financiamento da educação básica pública.

Com isso, passou a ser possível que alunos com necessidades especiais frequentem tanto a escola regular quanto a especial - já que prevê financiamento duplicado para esses estudantes. Na prática, o duplo financiamento estimula que o aluno frequente a rede regular em um período e receba atenção especial em escolas ou salas especializadas no contra turno. Ele teria, assim, a socialização e o atendimento específico.

A medida recebeu elogios tanto dos que defendem a inclusão na rede regular quanto as escolas especiais. O duplo financiamento não provocou nenhuma mudança radical, mas abriu caminhos para que a inclusão ocorra com a parceria entre as escolas.

No início do mês passado, o Conselho Nacional da Educação (CNE) elaborou um parecer para regulamentar esse decreto. O texto, no entanto, previa que a matrícula na escola regular fosse obrigatória a partir do ano que vem, despertando polêmicas e questionamentos sobre a capacidade de a rede abrigar todos esses estudantes.

O parecer foi rejeitado pelo Ministério da Educação e está sendo refeito.