Título: Parlamento chinês confirma líderes por mais 5 anos
Autor: Trevisan, Cláudia
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/03/2008, Internacional, p. A10
A China concluiu ontem o processo de eleição dos líderes do país sem surpresas em relação ao script traçado pelo Partido Comunista em seu congresso de outubro. O presidente Hu Jintao e o primeiro-ministro Wen Jiabao, ambos de 65 anos, foram confirmados em seus postos para mais um mandato de cinco anos. Além da presidência, Hu ocupa a chefia da Comissão Militar Central, o órgão encarregado de supervisionar as Forças Armadas.
Xi Jinping, ex-chefe do Partido Comunista em Xangai, foi eleito vice-presidente e deverá substituir Hu Jintao em 2013. Escolhido para suceder a Wen Jiabao, Li Keqiang, aliado do presidente Hu, deverá ser apontado hoje como o número 1 entre os vice-primeiros-ministros do país.
A eleição foi realizada durante o encontro anual dos 3 mil integrantes do Congresso Nacional do Povo, que apenas ratificaram decisões que já haviam sido adotadas pelo Partido Comunista no ano passado.
O encontro do Parlamento chinês deve terminar amanhã, com uma entrevista coletiva de Wen Jiabao, a única que ele concede a cada ano.
A reunião do Congresso Nacional do Povo ocorre em meio a protestos contra a presença da China no Tibete, a maior ameaça à estabilidade política do país desde 1989. Naquele ano, tibetanos se rebelaram contra o Partido Comunista e estudantes exigiram reformas democráticas em enormes manifestações na Praça da Paz Celestial. Ambos os movimentos foram reprimidos com o uso da força pelo Exército de Libertação Popular.