Título: Especialista confirma versão incurável da doença
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/03/2008, Vida &, p. A16

Outro recente relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado no fim do mês passado, colocou o Brasil entre os 45 países que já registram a forma XDR da tuberculose, modalidade resistente à maior parte dos antibióticos disponíveis e que mata, na maioria dos casos. A sigla vem do nome Extensive Drug Resistant.

O problema foi gerado pelos próprios pacientes e gestores de saúde em razão do mau uso de medicamentos e de abandono do tratamento antes da cura.

Na data da divulgação do relatório, o Ministério da Saúde informou desconhecer os casos de XDR reportados pela OMS, mas depois a principal especialista do assunto no País acabou por confirmar que casos foram sim informados à organização. Margareth Dalcomo, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga, no Rio, ligado ao ministério, informou sobre a existência de seis casos no País em que os pacientes tinham ou têm XDR - quatro morreram. No entanto, quando as vítimas descobriram ser portadoras de tuberculose, não foi testado, antes do início do tratamento, se a bactéria que as infectou era primariamente resistente às principais drogas contra a doença - exame padrão para definir casos de XDR. A tuberculose 'incurável' só foi descoberta depois que os doentes já tinham utilizado diferentes remédios.