Título: Batista Jr. vê dólar vulnerável
Autor: Fernandes, Adriana; Veríssimo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/03/2008, Economia, p. B5

O diretor-executivo do Brasil no Fundo Monetário Internacional (FMI), Paulo Nogueira Batista Júnior, disse ontem que o dólar hoje é uma moeda ¿vulnerável¿ por causa de problemas com a crise que afeta a economia americana. A vulnerabilidade está relacionada ao risco de recessão, ao ¿medo das autoridades americanas¿ de enfrentarem um processo brusco de desaquecimento no nível de atividade ¿com o sistema financeiro tão fragilizado¿.

O Fed (banco central americano) está adotando uma série de medidas para ampliar a liquidez - como a redução da taxa de juros, que leva a um declínio da atividade do dólar. Para o diretor do FMI, esse é um fato que merece ainda mais destaque porque o Banco Central Europeu não está adotando procedimentos semelhantes. Além disso, há uma falta de confiança no sistema financeiro americano, que se tornou muito grave com as notícias sobre a crise das hipotecas de risco (subprime) e seus desdobramentos.

Nogueira Batista ressaltou que outro fator estrutural relevante que tem enfraquecido o poder de compra do dólar é que os EUA têm apresentado um elevado déficit de transações correntes, que chegaram a 6% do Produto Interno Bruto (PIB), enquanto na zona do euro há um equilíbrio nas contas correntes.