Título: Base acredita que agenda do governo em 2008 está praticamente acabada
Autor: Samarco, Christiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/03/2008, Nacional, p. A6

Mal começou o ano e a agenda do governo no Congresso está praticamente encerrada. Uma realidade que explica o clima de confronto entre base aliada e oposição, como ocorreu na votação da criação da TV pública na madrugada de quarta-feira. ¿O que falta votar é a reforma tributária, que é do Estado, e não do governo¿, resume, pragmático, o líder do PT na Câmara, Maurício Rands (PE).

¿Há temas importantes na pauta, mas não a ponto de parar o Executivo¿, concorda o senador Sibá Machado (PT-AC). ¿Como não tem nada vital para a sobrevivência do governo, a discussão pode ser feita tanto este ano, como no ano que vem.¿

Foi de caso pensado, diante desse cenário favorável ao Palácio do Planalto, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva instigou seus aliados a medir forças com a oposição no Congresso. A orientação foi cumprida e os governistas impuseram dura derrota ao PSDB e ao DEM no Senado na votação da MP que criou a TV pública.

Irritados, tucanos e integrantes do DEM romperam a interlocução com o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e agora prometem dificultar a vida do Planalto em todas as comissões técnicas e no plenário. Ainda ameaçam paralisar totalmente os trabalhos, caso o presidente Lula não cesse a edição de medidas provisórias.

CONFORTO

Mas isso não inibe os petistas. Ao contrário, a situação do governo é tão confortável que a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), fez questão de exibir seu entusiasmo. ¿Dormi só duas horas, mas estou radiante¿, disse Ideli na manhã de quarta-feira. ¿A empáfia e a arrogância da oposição eram demais.¿

¿O plenário virou um ringue e o clima está ruim, mas não tinha jeito. A oposição precisava saber que temos condições de vencer no voto, pela regra democrática¿, argumenta Jucá.

Links Patrocinados