Título: Lula participa da formatura da primeira turma da Unipalmares
Autor: Macedo, Fausto
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/03/2008, Nacional, p. A10

Paraninfos da turma de Administração foram o ex-governador Geraldo Alckmin e a ex-ministra Benedita da Silva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ontem da formatura da primeira turma de alunos de Administração da Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares (Unipalmares), em São Paulo. A Unipalmares é a única instituição de ensino superior da América Latina que tem 87% de alunos negros.

Veja mais informações sobre a cerimônia da Unipalmares

O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), paraninfo da turma, saudou Lula e o governador José Serra (PSDB). O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), estava também à mesa, ao lado da primeira-dama Marisa Letícia. Alckmin chamou o reitor José Vicente de ¿sonhador que faz sonho virar realidade¿. ¿É um farol para o mundo todo a construção de uma universidade como a Unipalmares.¿

Alckmin lembrou que acompanhou desde o início, em 2003, a instalação da universidade. ¿Hoje a gente vê uma universidade consolidada ajudando a resgatar uma das maiores dívidas sociais que o Brasil sempre teve¿, afirmou. ¿É uma universidade que é a síntese do amor e da justiça.¿

Benedita da Silva, secretária de Ação Social do Rio, também paraninfa da primeira turma da Unipalmares, destacou que ¿apenas 2% de negros fazem parte da população universitária do Brasil¿. Segundo ela, 57,7% dos cidadãos negros têm renda inferior a R$ 1,5 mil, enquanto 20,4% de negros ganham acima de R$ 2,5 mil. Para a ex-ministra (Ação Social) do governo Lula, o Brasil vive ¿outro tipo de escravidão¿.

MÚSICA

Durante a cerimônia, Lula conversou bastante com José Vicente, que estava entre ele e Serra. O governador também puxou assunto com o reitor. O presidente aplaudiu bastante as exibições musicais e os 126 alunos que se formaram. Lula e o reitor entregaram um a um os diplomas aos formandos.

A cerimônia começou às 21 horas, no Ginásio do Ibirapuera. Sete ministros prestigiaram o evento: Fernando Haddad (Educação), Alfredo Nascimento (Transportes), Márcio Fortes (Cidades), Edson Santos (Igualdade Racial), Miguel Jorge (Desenvolvimento), Luiz Marinho (Previdência) e Orlando Silva (Esporte).

Lula e Serra chegaram juntos ao ginásio, com a delegação de ministros. Em uma sala reservada, conversaram um pouco. Em seguida, o presidente ficou com Marisa Letícia na sala vip. O senador José Sarney (PMDB-AP) e outros políticos se juntaram aos dois.

CONVERSAS

Alckmin conversava com Marisa, enquanto Lula formou uma roda com Serra, Kassab e os ministros Márcio Fortes e Miguel Jorge. O presidente dirigiu-se a Kassab, disse ao prefeito que ele está bem para uma campanha e elogiou sua forma física. Serra interveio: ¿Ele (Kassab) dorme cedo, quando é 9, 10 horas da noite ele já está dormindo.¿ Lula comentou que a eleição em Porto Alegre vai ¿ser dura¿.

Depois, o presidente e o governador falaram de investimentos e obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Essa reunião informal durou cerca de 50 minutos, até que Lula e outras autoridades se dirigiram à mesa para a cerimônia. O presidente passaria a noite em um hotel em São Paulo. Hoje, vai a Araraquara.

FRASES

Geraldo Alckmin Ex-governador

¿O mobiliário, as primeiras bolsas, o esforço dos professores, todo o trabalho e hoje a gente vê uma universidade consolidada ajudando a resgatar uma das maiores dívidas sociais que o Brasil sempre teve. É uma universidade que é a síntese do amor e da justiça¿

Benedita da Silva Ex-ministra do governo Luiz Inácio Lula da Silva e atual secretária de Ação Social do Rio

¿Apenas 2% de negros fazem parte da população universitária do Brasil. O País vive outro tipo de escravidão¿

Links Patrocinados