Título: Jobim articula conselho regional
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/03/2008, Internacional, p. A21

Ministro visitará países sul-americanos a partir de abril

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, inicia em 14 de abril, pela Venezuela, uma viagem pelos países da América do Sul para articular a criação do Conselho de Defesa Sul-Americano. A viagem foi marcada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva com seu colega venezuelano, Hugo Chávez.

Lula é um dos principais defensores da criação deste conselho, que tem como objetivo contribuir para a formação da identidade sul-americana no campo da defesa. Segundo Jobim, se o conselho já existisse, ¿poderia ter ajudado¿ na solução da crise entre a Colômbia e o Equador.

¿A idéia fundamental é termos essas discussões em nível regional¿, disse o ministro. Jobim afirmou que é preciso que a América do Sul chegue a uma posição em bloco, ¿em termos de defesa¿, para tornar-se mais forte. Para ele, a iniciativa pode servir de base para a composição de uma concepção regional de defesa.

O ministro explicou que o conselho vai buscar políticas conjuntas de defesa, definição de intercâmbios de pessoal, formação e treinamento de militares, realização de exercícios conjuntos e participação em forças de paz.

Segundo Jobim, há intenção também de promover a integração nas bases industriais de defesa, viabilizando a análise conjunta de aspectos da conjuntura internacional e de situações regionais nos campos de segurança, além de discussão em relação a questões de fóruns multilaterais, como a Junta Interamericana de Defesa. Ele afirmou que o conselho não será uma ¿Otan do Sul¿, e sim um fórum conjunto para debater questões da área.

Além de visitar a Venezuela, Nelson Jobim incluirá em seu roteiro reuniões na Guiana e no Suriname. Em uma segunda etapa, Jobim disse que irá à Colômbia, ao Peru, à Bolívia e ao Equador. A terceira e última etapa será a visita aos países do sul do continente.

A intenção do ministro é a de que, até o meio do ano, todos os países tenham sido visitados e, no segundo semestre, seja realizada em Brasília uma reunião com representantes dessas nações, para o estabelecimento do conselho.

Links Patrocinados