Título: Vaticano reage à acusação de Bin Laden a papa
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/03/2008, Internacional, p. A14

Porta-voz diz que líder da Al-Qaeda erra ao afirmar que Bento XVI lidera `cruzada¿; segurança é reforçada

Reuters, Cidade do Vaticano

O Vaticano rejeitou ontem as acusações do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, segundo o qual a publicação de charges que ridicularizam o Profeta Maomé faz parte de uma ¿nova cruzada¿ liderada pelo papa Bento XVI. ¿São acusações totalmente infundadas¿, disse o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, em resposta à gravação de áudio de Bin Laden - divulgada pela internet na véspera, aniversário do fundador do Islã e da invasão do Iraque pelos EUA.

Autoridades italianas analisam as ameaças contidas na mensagem de Bin Laden contra a Europa e, em particular, o papa, que se prepara para as celebrações de Páscoa.

¿Obviamente não podemos ignorar isso, mas, nesse momento, não há nada que indique um perigo iminente¿, disse um funcionário do serviço de segurança italiano, embora outras fontes tenham afirmado à agência Ansa que a ameaça estava sendo levada muito a sério.

Bin Laden disse que a Europa será punida pelas charges - publicadas pela primeira vez num jornal dinamarquês, em setembro de 2005. As imagens causaram protestos sangrentos dos muçulmanos em vários países.

No mês passado, jornais dinamarqueses republicaram uma das charges em solidariedade ao cartunista, depois que três homens suspeitos de planejar matá-lo foram presos - o que desencadeou uma nova irrupção de protestos muçulmanos.

¿A publicação desses desenhos - que faz parte de uma nova cruzada na qual o papa do Vaticano tem um papel preponderante - é uma confirmação da parte de vocês de que a guerra continua¿, disse Bin Laden, dirigindo-se ¿aos que são sensatos na União Européia¿.

¿É natural imaginar que ele (Bin Laden) incluiria o Vaticano e o papa em sua lista de inimigos. Mas não está correto¿, disse Lombardi, lembrando que Bento XVI foi rápido em condenar as charges dinamarquesas e fez uma crítica mais ampla à representação de figuras religiosas que ofendem membros de todas as crenças.

No mês passado, a mais alta autoridade do Vaticano para relações com o Islã, o cardeal Jean-Louis Tauran, também condenou as charges.

Não é a primeira vez que a Al-Qaeda critica o papa. Muitos muçulmanos ficaram ofendidos com um discurso proferido por ele em 2006, entendendo que Bento XVI retratou o islamismo como uma fé violenta.

Na linha da retórica de Bin Laden, o líder supremo do Irã, Ali Khamenei também criticou ontem ¿a tentativa do Ocidente de dividir os muçulmanos¿. ¿As potências arrogantes insultam o Profeta por causa do medo que têm. Isso é um indicativo da sua derrota¿, disse.

FRASE

Osama bin Laden Líder da Al-Qaeda

¿A publicação dos desenhos - parte de uma nova cruzada na qual o papa tem papel preponderante - confirma que da parte de vocês (europeus) a guerra continua¿

Links Patrocinados Estadao.com.br | O Estado de S.Paulo | Jornal da Tarde | Agência Estado | Radio Eldorado | Listas OESP Copyright © Grupo Estado. Todos os direitos reservados.