Título: França cortará arsenal nuclear
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/03/2008, Internacional, p. A12

Sarkozy afirma, no entanto, que força atômica continua sendo `seguro de vida¿ do país

Associated Press e Reuters, Cherbourg, FRANÇA

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou ontem um corte no arsenal nuclear do país, que ficará com menos de 300 ogivas atômicas. Em seu primeiro discurso sobre o poderio nuclear francês, Sarkozy afirmou que as armas atômicas continuam sendo um componente vital de defesa no país.

¿Elas (bombas nucleares) são o seguro de vida da nação¿, disse Sarkozy em discurso aos funcionários que trabalharam na construção do submarino nuclear Le Terrible, entregue ontem. O líder conservador, no entanto, não quis confirmar o tamanho exato do arsenal do país, dizendo apenas que a nova quantidade será metade do número máximo de ogivas nucleares que a França teve durante a Guerra Fria.

De acordo com Sarkozy, o armamento nuclear aerotransportado - incluindo mísseis e ogivas - será reduzido em um terço.

A Federação de Cientistas Americanos, que mantém um registro de armas nucleares no mundo, afirma que a França tem 348 ogivas atômicas.

No discurso em Cherbourg, no norte da França, Sarkozy disse que o país não enfrenta atualmente uma ameaça imediata, mas citou o Irã como uma preocupação para o futuro. Para o presidente, o programa nuclear iraniano desperta ¿graves suspeitas¿ sobre seu objetivo. Sarkozy aproveitou a ocasião para pedir que outros países também diminuam seu arsenal atômico. Ele citou especificamente EUA e China, a quem apelou para que ratifiquem o Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares, de 1996.

NÚMEROS

¿ 3,5 bilhões é o custo anual de manutenção do arsenal nuclear da França, o que equivale a 10% do orçamento de defesa do país.

900 armas atômicas é o tamanho estimado do arsenal, incluindo bombas, mísseis ar-terra, mísseis terra-terra e mísseis embarcados em submarinos

348 é o número de ogivas atômicas, e acordo com informações da Federação de Cientistas Americanos

350 armas foram modernizadas em 2006

Links Patrocinados