Título: Economia dos EUA está em forte declínio, diz Paulson
Autor: Pereira, Renée
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/03/2008, Economia, p. B1

Secretário do Tesouro admite que o país está à beira da recessão, mas tenta reduzir impacto de declaração

Nova York

O secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, chegou bem perto de admitir ontem que o país está em recessão, ao reconhecer que a economia dos Estados Unidos está em ¿forte declínio¿. Aparentando cansaço, depois de passar o fim de semana na operação de salvamento do banco de investimento Bear Sterns, Paulson tentou minimizar a declaração, acrescentando que tem ¿grande confiança¿ na recuperação dos mercados de capitais do país. Em entrevista a um programa da rede de televisão NBC, Paulson afirmou que é mais importante avaliar o que está sendo feito do que dar um nome ao que a economia passa no momento.

¿Há turbulência nos nossos mercados de capitais, e isso está acontecendo desde agosto. Estamos acompanhando e estamos buscando maneiras de passar por isso¿, disse Paulson. ¿Tenho grande confiança nos nossos mercados. Eles são resistentes, são flexíveis, mas isso está levando algum tempo e estamos concentrados nisso.¿

Já o presidente George W. Bush disse que este é um período desafiador para a economia do país, e sua administração está preparada para tomar medidas adicionais se necessário - além do programa de US$ 168 bilhões em restituição de impostos a famílias e empresas.

Bush fez esses comentários em Jacksonville (Flórida), onde falava sobre o comércio. Ele tinha alertado que o governo não deve reagir de forma excessiva ao tentar consertar a economia. Mas o presidente disse que, ¿se houver necessidade de uma ação adicional, nós a tomaremos - de uma forma que não prejudique a saúde no longo prazo da nossa economia¿. Ele disse que um problema era o excesso de oferta de moradia, e levará tempo para superá-lo.

Segundo Bush, a população americana precisa ter confiança na economia do país. O presidente escolheu cuidadosamente exemplos - baixo desemprego, aumento da produtividade, uma agricultura forte e novos avanços tecnológicos. ¿Eu entendo que existem dificuldades de curto prazo, mas eu quero que o povo americano entenda que a longo prazo nós ficaremos bem.¿

Ao mesmo tempo em que Bush pedia confiança na economia, pesquisa do jornal USA Today, divulgada ontem, mostrava que mais de 75% dos americanos acham que os Estados Unidos enfrentam uma recessão, o que, segundo especialistas, reflete uma crise de confiança que poderia fazer com que a economia piorasse ainda mais.

Os dados coincidem com pesquisa publicada na segunda-feira, pela CNN, afirmando que 74% dos americanos acreditam que o país entrou em um processo recessivo.

A pesquisa, feita em conjunto pelo USA Today e pela empresa Gallup, indica um grande pessimismo em relação à direção econômica do país. Em matéria de primeira página, o jornal indica que o porcentual não era tão alto desde setembro de 1992, dois meses antes da reeleição de George Bush, pai do atual presidente americano. AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Links Patrocinados