Título: Diretório Nacional do PT dificulta aliança com Aécio em Belo Horizonte
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/03/2008, Nacional, p. A7

Fernando Pimentel, prefeito da capital mineira, será chamado para uma conversa com a Executiva

Numa reviravolta de última hora, o Diretório Nacional do PT decidiu ontem apertar o cerco e dificultar a aliança com o PSDB na eleição à Prefeitura de Belo Horizonte (MG), patrocinada pelo governador de Minas, o tucano Aécio Neves. Após quatro horas de discussões acirradas, o Diretório resolveu que coligações com partidos fora da base de apoio do governo Lula em capitais, cidades com mais de 200 mil eleitores e sedes de transmissão do horário eleitoral gratuito precisam, obrigatoriamente, passar pelo crivo da cúpula do partido.

Com os argumentos de que o projeto político do PT é antagônico ao do PSDB e do DEM e de que o confronto deve crescer na eleição presidencial de 2010, a cúpula petista endureceu. Agora, para que uma aliança com partidos que não integram a base do governo seja fechada nas capitais, por exemplo, ela deve ser aprovada no Diretório Municipal, na Executiva Estadual e na Executiva Nacional.

¿Não há veto a priori, mas há entendimento de que não existe aproximação programática entre o PT e o PSDB¿, disse o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP). ¿O Diretório Nacional rejeitou a idéia de que há reciprocidade para 2010 com partidos que fazem oposição sem quartel ao governo Lula.¿

Na segunda-feira, a Executiva Nacional chamará para uma conversa em Brasília o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), que negocia com Aécio - eles querem como candidato a prefeito o secretário de Desenvolvimento de Minas, Márcio Lacerda (PSB). ¿É natural que essa parceria cause algum estranhamento, mas espero que ninguém aja em função de interesses contrariados¿, argumentou Pimentel.

O PT está dividido. Muitos dirigentes acham que o acerto joga água no moinho de Aécio, candidato à cadeira de Lula. A emenda que mais dificulta a aliança em Minas é do secretário de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar. A rigor, os partidos com que o PT pode aliar-se são, prioritariamente, PC do B, PSB, PDT e PMN. ¿Ressaltamos, ainda, a boa relação com o PMDB¿, disse Berzoini.

Embora não o cite explicitamente, a resolução do PT foi feita sob medida para o caso de Belo Horizonte. ¿A direção do PT não pode concordar com alianças que possam ferir o plano estratégico para 2010¿, diz o secretário-geral, deputado José Eduardo Martins Cardozo (SP). ¿Estrela não se bica com tucano¿, completa a deputada Maria do Rosário (RS), pré-candidata à Prefeitura de Porto Alegre.

O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), reagiu indignado. ¿O PT é um partido estranho. Ameaça proibir alianças com o PSDB e faz parcerias escabrosas por esse Brasil afora.¿

Links Patrocinados