Título: Aliados, PT e PSDB venceram em 207 cidades há quatro anos
Autor: Almeida, Roberto; Brandt, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/03/2008, Nacional, p. A7

Levantamento feito no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet mostra que, nas eleições municipais de 2004, PSDB e PT fizeram alianças vitoriosas em 207 municípios brasileiros. Essas coligações foram mais proveitosas para o PSDB do que para o PT. Foram eleitos 142 tucanos com apoio do PT e 65 petistas em aliança com o PSDB.

Em números absolutos, Minas Gerais - onde o governador Aécio Neves (PSDB) e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), costuram uma aliança para lançar candidato único na capital _ foi o Estado onde tucanos e petistas mais se aproximaram: foram eleitos 43 prefeitos apoiados por coligações que uniam, pelo menos, PT e PSDB. Desse total, 26 vitoriosos eram do PSDB e 17 do PT. Goiás ficou em segundo, com 24 prefeitos eleitos pela aliança de petistas com tucanos, sendo apenas um do PT e 23 do PSDB.

Em três Estados (Pará, Rio Grande do Norte e Roraima) não houve, nas eleições de 2004, prefeitos eleitos em alianças do PSDB com o PT.

Em São Paulo, maior colégio eleitoral do País, os adversários se uniram e foram vitoriosos em 20 municípios. Em todos eles o eleito era um candidato do PSDB.

No município de Camaçari (BA), o confronto nacional entre petistas e tucanos não atrapalhou nem a campanha nem o governo da coligação PT-PSDB. Eleito em 2004, o petista Luiz Caetano disse que nunca teve problemas com a vice, Tereza Giffoni, do PSDB. ¿Temos uma convivência de muita parceria e de confiança¿, afirmou Caetano, que espera repetir a dobradinha neste ano. ¿É uma aliança muito madura.¿

Na Bahia, 20 prefeitos foram eleitos em alianças do PT com o PSDB: treze tucanos e sete petistas.

Links Patrocinados