Título: ONU estuda proposta para ampliar Conselho
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/03/2008, Internacional, p. A14

AP

A ONU estuda uma proposta que ampliaria o Conselho de Segurança (CS) - instância deliberativa da entidade - de 15 para 22 membros. De acordo com documento obtido pela agência Associated Press, os 192 membros da ONU decidiriam quais países ocupariam os novos assentos. A decisão sobre o poder de veto ficou para negociações futuras.

Há tempos, a ONU tem sido pressionada para que o Conselho de Segurança - responsável pela aprovação de resoluções e sanções - reflita a importância geopolítica atual dos países, e não a do pós-guerra, dos anos 40. Atualmente, dos 15 membros, 5 são permanentes e têm direito a veto: EUA, Grã-Bretanha, França, China e Rússia. Os outros dez se revezam em mandatos de dois anos.

Segundo a proposta de reforma, os membros da ONU escolheriam por quanto tempo os novos assentos seriam ocupados. As opções apresentadas são: dois anos, cinco anos ou cadeiras permanentes.

Brasil, Alemanha, Japão e Índia, o chamado ¿grupo dos 4¿, já são candidatos a assentos permanentes. As potências do Conselho, no entanto, não aceitam dar direito a veto a esses eventuais novos membros.

Outros países como Itália e Paquistão, que fazem parte do grupo Unidos pelo Consenso, querem um CS de 25 membros, com 10 ocupantes não-permanentes.

A União Africana pede 11 novos assentos - seis permanentes, incluindo dois para países africanos que teriam direito a veto, e cinco rotativos. De acordo com o representante alemão no CS, Thomas Matussek, a proposta deve ser votada até setembro.

Links Patrocinados