Título: Relação, já conflituosa, azedou com mensalão
Autor: Lopes, Elizabeth
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/03/2008, Nacional, p. A4
A conflituosa relação entre o presidente Lula e o antecessor tem raízes anteriores à chegada do PT à Presidência, mas se deteriorou a partir do escândalo do mensalão, em 2005. Entre elogios contidos e farpas esparsas, no primeiro mandato de Lula, o diálogo com Fernando Henrique azedou rapidamente.
Veja galeria de fotos de Fernando Henrique e Lula
Em artigo veiculado no dia em que Lula subiu a rampa do Planalto, FHC alfinetou: ¿O PT não tem proposta definida para o Brasil.¿ Em carta ao Congresso, em fevereiro de 2003, Lula criticou a herança recebida e, em 17 de junho, em Pelotas (RS), atacou: ¿O Brasil estava quebrado e alguém vai ter de salvar.¿
Com alarde, em fevereiro de 2005, Lula declarou ter ocultado casos de corrupção da gestão FHC. O tucano reclamou da ¿falta de controle verbal¿.
Veio à tona o caso do mensalão. FHC frisou que o esquema era ¿invenção contemporânea¿, Lula se queixou de ¿jogo rasteiro¿. Em novembro de 2005, FHC cobrou: ¿Há que dizer quem é o ladrão e pedir que vá para a cadeia.¿
Em 2006, Fernando Henrique insistiu: ¿A ética do PT é roubar.¿ E acusou o presidente de ser ¿chefe de um governo que sujou as mãos¿.
Lula, várias vezes, falou em inveja: ¿Consegui o que FHC não conseguiu.¿ Já Fernando Henrique viu ¿ação nazista¿ por um terceiro mandato. O último lance da briga é a polêmica dos cartões.