Título: Jaguar e Land Rover agora estão nas mãos da indiana Tata
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Fonte: O Estado de São Paulo, 27/03/2008, Negocios, p. B21

Fabricante do carro mais barato do mundo vai pagar US$ 2,3 bi pelas marcas de luxo da Ford

Reuters

A indiana Tata Motors, que recentemente apresentou o carro mais barato do mundo, oficializou ontem a compra, por US$ 2,3 bilhões, das marcas de luxo Jaguar e Land Rover, que pertenciam à Ford. A transação dá à montadora indiana emergente uma linha de produção que varia desde um modelo ultrabarato até modelos luxuosos para consumidores de alta renda.

Para a Tata, que deve colocar em breve no mercado o Nano - que vai custar US$ 2,5 mil na Índia -, a compra da lucrativa marca Land Rover proporciona vantagem em relação à sua rival indiana, a Mahindra & Mahindra, que também tentou negociar com a Ford. A Ford, de sua parte, consegue se livrar da marca deficitária Jaguar e ganha um reforço de caixa num momento em que o mercado americano está em forte queda e a empresa tenta se recuperar de perdas de mais de US$ 15 bilhões nos últimos dois anos.

O preço de venda é de aproximadamente 40% do valor pago pela Ford pelas duas marcas. A Ford adquiriu a Jaguar por US$ 2,5 bilhões, em 1989, mas fracassou em transformar a célebre marca britânica numa marca de alto volume de vendas. Pelo contrário, a Jaguar mostrou-se sempre deficitária. Pela Land Rover, a Ford pagou US$ 2,75 bilhões em 2000 - mas a empresa, pelo menos, vinha operando no azul.

Depois de fechada a venda, o que deve ocorrer no segundo trimestre, a Ford contribuirá com até US$ 600 milhões para os planos de pensão da Jaguar e da Land Rover. A montadora também vai fornecer motores e componentes e proporcionará apoio logístico e financiamento aos distribuidores por até um ano. Com o pagamento das pensões, a Ford reterá cerca de US$ 1,7 bilhão no negócio.

A Ford está vendendo a Jaguar e a Land Rover para concentrar-se na recuperação de suas operações deficitárias na América do Norte. A empresa diz que está a caminho de voltar à lucratividade em 2009, embora sua reestruturação esteja sendo complicada por uma economia americana em risco de recessão e por seu próprio insucesso em contratar trabalhadores sindicalizados com altos salários, disseram analistas.

Com a transação, a Ford desfaz seu Premier Automotive Group (PAG), restando uma única marca - a Volvo.

Os analistas têm expressado preocupação com a forma como a Tata vai financiar a transação e como vai encaixar as marcas de luxo no seu plantel de caminhões, ônibus e carros, incluindo o planejado Nano, o carro mais barato do mundo.

A Tata anunciou planos de levantar um empréstimo de até US$ 4 bilhões, que deve ajudar a financiar a transação com a Ford e a fabricação do Nano, anunciada em janeiro. O negócio ocorre num momento em que a crise do mercado de crédito elevou os custos dos empréstimos e desencoraja transações comerciais.

A Tata, cujo valor de mercado é de US$ 5,6 bilhões, faz parte do Tata Group, que inclui 98 empresas em setores como aço, sal, software, energia, veículos, comunicações e produtos químicos.

Nos últimos anos o grupo fez uma série de aquisições no exterior, incluindo a compra, em 2007, da siderúrgica anglo-holandesa Corus, por US$ 13 bilhões - numa disputa acirrada com a brasileira CSN.

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