Título: Bush celebra vitória no Iraque
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/03/2008, Internacional, p. A14

Presidente dos EUA diz que ocupação do país representa 'sucesso inegável' na guerra contra o terrorismo

AP, NYT e Reuters, Washington

Cinco anos depois de ordenar a invasão do Iraque, o presidente americano, George W. Bush, defendeu o conflito e descreveu a ocupação do país como uma 'grande vitória estratégica' e um 'sucesso inegável'.

Num discurso para militares, políticos e diplomatas em Washington, Bush falou sem rodeios - como raramente costuma fazer - sobre o 'alto custo da guerra', tanto em número de vítimas (quase 4 mil militares americanos já morreram) quanto em gastos com o conflito .

No entanto, ele insistiu que a invasão do Iraque tornou os EUA e o mundo lugares mais seguros. 'Com cinco anos de batalha, há um debate compreensível sobre se essa era uma guerra que valia a pena lutar, se era uma luta que valia a pena vencer, se podemos triunfar', disse. 'As respostas são claras para mim. Retirar Saddam Hussein do poder foi a decisão certa e essa é uma luta que a América pode e deve vencer.'

Segundo uma pesquisa do jornal Washington Post e da rede ABC News, quase dois terços dos americanos não concordam com a visão de Bush sobre a necessidade da guerra.

Com menos de um ano para deixar o governo, Bush afirmou ainda que não ordenará retirada de tropas além das já programadas, porque ele se nega a pôr em risco as batalhas que já foram vencidas.

'A batalha no Iraque tem sido mais longa, mais dura e mais custosa do que prevíamos. Mas ela é nobre e necessária. E, com a coragem de vocês, a batalha no Iraque terminará com uma vitória', disse, argumentando que esse custo é justo quando se leva em conta 'a vitória estratégica contra os inimigos da América no Iraque'.

RETORNO DOS SOLDADOS

Rejeitando o pedido dos democratas para que seja estabelecido um cronograma para a retirada dos militares americanos, Bush defendeu a ampliação de soldados de fevereiro de 2007. 'O reforço das tropas fez mais do que modificar a situação iraquiana. Abriu a porta para uma estratégia vitoriosa na guerra ao terror.'

Os EUA têm atualmente 160 mil homens no Iraque e mais de 20 mil devem voltar para casa em julho. O presidente reiterou que qualquer decisão sobre a retirada de mais soldados dependerá das recomendações que os comandantes e diplomatas americanos no Iraque farão ao Congresso em julho.

Segundo Bush, essa estratégia permitiu 'a primeira revolta árabe em grande escala contra Osama bin Laden, sua ideologia obscura e sua rede terrorista', em referência à Al-Qaeda do Iraque. Coincidindo com o aniversário da guerra, um site islâmico divulgou ontem uma nova gravação com ameaças de Bin Laden.

EM BAIXA

Uma pesquisa de opinião do instituto Zogby International divulgada ontem mostrou que a popularidade de Bush caiu 8 pontos porcentuais em relação ao mês passado. Enquanto em fevereiro 34% dos americanos apoiavam a gestão do presidente, neste mês o porcentual caiu para 26%.

Segundo a sondagem, Bush 'perdeu terreno em todo o espectro político, até mesmo entre eleitores de seu próprio partido'.

FRASES George W. Bush Presidente dos EUA

'O sucesso que nós estamos obtendo no Iraque é inegável'

'A batalha vem sendo mais longa, mais dura e mais custosa do que nós antecipamos. Mas ela é nobre e necessária'

'Há um debate se essa era uma guerra que valia a pena lutar e se podemos triunfar. As respostas são claras para mim. Retirar Saddam Hussein do poder foi a decisão certa e essa é uma luta que a América pode e deve vencer'

Links Patrocinados