Título: Oposição usa via judicial para abrir sigilo
Autor: Lacerda, Ângela ; Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/03/2008, Nacional, p. A6

PSDB e DEM adotam nova estratégia na CPI contra maioria governista

Diante da maioria esmagadora do governo na Comissão Parlamentar de Inquérito dos Cartões, a oposição traçou nova estratégia e tentará na Justiça ter acesso às informações sobre os gastos com cartões corporativos e contas tipo B da Presidência da República.

Os oposicionistas desistiram de abandonar a CPI e querem mostrar que o governo não tem interesse em apurar desvios. ¿Vamos insistir na investigação. Só devemos cogitar em deixar a CPI caso fique claro que há uma barreira mais do que aritmética. Que é moral, ética¿, afirmou o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

¿Qualquer caminho lícito é válido¿, disse o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). ¿Vamos mostrar que há um procedimento que não quer investigar e, então, vamos recorrer à Justiça¿, completou o deputado Vic Pires Franco (DEM-PA).

O recurso só será adotado após o depoimento do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Félix, em 8 de abril. A idéia é pedir no Supremo Tribunal Federal (STF) acesso às auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) nos gastos com cartões e contas B (para pagamento por cheque ou saque) dos governos Lula e FHC.

A maioria do governo ficou evidente anteontem, quando a convocação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, para explicar o dossiê sobre gastos de FHC foi rejeitada por 14 votos a 7. A chance de a oposição reverter o placar é mínima, já que o Planalto escolheu parlamentares fiéis. ¿Salvo exceções, o governo pôs as figuras mais desqualificadas na CPI¿, atacou o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), e o deputado Raul Jungmann (PPS-PE) foram ao Planalto pedir a divulgação de suas despesas quando eram ministros de FHC. ¿Pedimos que nossos dados sejam tornados públicos e fizemos um requerimento ao presidente para que tomasse a iniciativa de tornar públicos os gastos nas duas gestões dele¿, disse Virgílio.

Internautas acham que CPI deve abrir sigilo

Dos 3.225 participantes da enquete, 2.942 disseram que contas de Lula e FHC devem ser divulgadas. Só 283 responderam que não

91% SIM

9% NÃO

Links Patrocinados