Título: Ingrid esteve em posto de saúde, diz procurador
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/03/2008, Internacional, p. A18
Segundo ele, refém está debilitada e seu aspecto físico `lembra uma criança da Somália¿
Bogotá
A ex-candidata à presidência da Colômbia Ingrid Betancourt, refém da guerrilha colombiana há seis anos, está tão mal que em fevereiro os rebeldes a levaram para ser atendida ao menos duas vezes em postos de saúde no Departamento do Guaviare, no sudeste da Colômbia. A informação foi divulgada ontem pelo defensor público colombiano, Vólmar Pérez, em entrevista à Rádio Caracol.
Segundo Pérez, o estado de saúde de Ingrid é ¿muito delicado¿. ¿Disseram-me que sua atual condição física não é diferente das de crianças da Somália¿, afirmou, acrescentando que, segundo pessoas que teriam tratado Ingrid, ela sofre de hepatite B e leishmaniose.
¿É preciso cautela em relação a essas informações¿, disse ao Estado, em Paris, Fabrice Delloye, ex-marido de Ingrid e pai de seus dois filhos. ¿Não é a primeira vez que recebemos relatos sobre a localização de Ingrid ou seu estado de saúde.¿
O ex-refém Luis Eládio Pérez, que esteve com Ingrid no cativeiro, também se mostrou cético a respeito da versão difundida pelo defensor público. Ele disse que levar um refém para centros de saúde não é o procedimento adotado pelos guerrilheiros.¿Eu tive um enfarte e três comas diabéticos e nada de postos de saúde¿, disse.
A franco-colombiana Ingrid foi seqüestrada em fevereiro de 2002 pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Num vídeo encontrado em mãos de guerrilheiros das Farc em outubro, ela aparecia muito magra e abatida. FRANCE PRESSE E REUTERS. COLABOROU ANDREI NETTO, DE PARIS
Links Patrocinados