Título: Ministra pode ser alvo no próprio partido
Autor: Rodrigues, Ricardo ; Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/03/2008, Nacional, p. A6

O dossiê com gastos do governo Fernando Henrique Cardoso transformou-se desde meados de fevereiro em objeto do desejo político da bancada petista. Por dois motivos: um grupo quer aliviar a pressão sobre o governo Lula, criando constrangimentos para FHC; outro grupo - que não apóia a eventual candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - vê com bons olhos os problemas políticos enfrentados pela ministra.

Parlamentares do PT chegaram a se reunir com funcionários do Palácio do Planalto encarregados de fazer o levantamento de dados para o dossiê. Ficou acertado que o material só seria usado para forçar um acordo com o PSDB para enterrar ou restringir a investigação da CPI dos Cartões. A principal meta do acordo era impedir qualquer investigação sobre os gastos da primeira-dama, Marisa Letícia, do próprio presidente Lula e de seus parentes.

Um deputado da base governista chegou a perguntar se parte dos dados poderia ser vazada para a imprensa. Os interlocutores palacianos observaram que essa não seria uma boa estratégia. O vazamento poderia irritar os tucanos e inviabilizar a operação abafa. A prioridade era utilizar o levantamento para forçar um acordo com o tucanato, mas boa parte da bancada petista está satisfeita em ver que Dilma precisará sair dos holofotes da exposição pré-candidatura.

À parte essa serventia, o dossiê mirava mesmo os gastos de FHC com vinhos e champanhes, da ex-primeira-dama Ruth Cardoso com temperos sofisticados para a cozinha do Palácio da Alvorada e de auxiliares do tucano.

Um ex-ministro do governo Fernando Henrique recebeu uma prova de que o dossiê estava realmente sendo elaborado. Ouvido ontem pelo Estado, o ex-ministro contou que recebeu uma comprovação de gastos de conta B referente à cozinha do Alvorada. Seriam os sinais de que um dossiê mais amplo estava sendo confeccionado.

Links Patrocinados