Título: Dilma nega autoria e acusa oposição de fazer escandalização do nada
Autor: Rodrigues, Ricardo ; Nossa, Leonencio
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/03/2008, Nacional, p. A6

Ministra diz que houve `trabalho de rotina¿ na coleta de `informações oficiais¿ sobre gastos de Lula e de FHC

¿Estão transformando um trabalho de rotina na escandalização do nada¿. Assim reagiu, no início da tarde de ontem, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, ao negar a existência de um dossiê sobre os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e da ex-primeira-dama Ruth Cardoso. ¿Não há dossiê coisa nenhuma. O que há é um trabalho de rotina, na formatação de um banco de dados com informações oficiais, fornecidas pelo Tribunal de Contas da União, sobre gastos do governo anterior e do atual governo, de 2003 para cá¿, disse Dilma.

¿Se houve vazamento das informações, não foi por parte do governo e muito menos da Casa Civil¿, acrescentou. Para ela, quem publicou as informações é que tem de dizer como as conseguiu. ¿São informações sigilosas, que não poderiam de forma alguma serem repassadas à imprensa¿, acrescentou Dilma, que não descarta a possibilidade de investigar o vazamento das informações. ¿Se a CPI dos Cartões quiser as informações, as terá, mas será responsável pelo sigilo delas¿, destacou a ministra, em entrevista à imprensa, logo após a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cidade de Delmiro Gouveia, a 330 quilômetros de Maceió.

Questionada sobre o conteúdo das informações, a ministra disse que, como são sigilosas, não poderiam ser divulgadas. No entanto, confirmou que se trata de informações sobre gastos do atual governo e do anterior. Ela negou que as informações estivessem sendo processadas para serem usadas contra a oposição . Dilma disse ainda não acreditar que a secretária-executiva da Casa Civil, Erenice Alves Guerra, tenha vazado as informações à imprensa.

¿Não sei como essas informações vazaram, mas tenho certeza que não vazaram da Casa Civil¿, garantiu a ministra, acrescentando que ficou sabendo do vazamento das informações pela imprensa. Para ela, ¿estão fazendo tempestade em copo d¿água, com o objetivo de azedar ainda mais a relação do governo com a oposição¿.

`BANCO DE DADOS¿

No Recife, Dilma reiterou que o governo montou um banco de dados sobre despesas com cartões corporativos para atender a possíveis pedidos legais. E reafirmou que a coleta de informações não teve o objetivo de investigar o governo FHC.

A uma pergunta se era legítimo o governo investigar adversários, a ministra insistiu que o trabalho de coleta de informações seguiu procedimentos normais, sem determinar o período da gestão anterior. ¿Mas o governo não investiga a oposição¿, disse.

Sobre o fato de a secretária-executiva da Casa Civil ser apontada como responsável pelo dossiê, Dilma respondeu que a formação do banco de dados teve caráter oficial. ¿Não investigamos, fizemos basicamente um banco de dados e fornecemos os dados para esse banco¿, disse. ¿Não acho que a Veja e a Folha montaram. Outros fizeram esse trabalho e vocês (imprensa) estão divulgando.¿ Ao sair do hotel, no Recife, Lula não quis comentar o caso.

Links Patrocinados