Título: DEM e PSDB querem Dilma no Congresso
Autor: Lopes, Eugênia ; Fontes, Cida
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/04/2008, Nacional, p. A8

Oposicionistas tentam convocar ministra para sessão no Senado

O DEM e o PSDB uniram-se ontem para uma nova ofensiva contra o rolo compressor do governo na CPI dos Cartões. Em meio ao esforço para conseguir uma convocação para que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, deponha no Congresso, os dois partidos ameaçam entrar com representação na Comissão de Ética Pública contra Dilma.

O contra-ataque começou a ser ensaiado depois da reunião de ontem da CPI dos Cartões. Mais uma vez, a base aliada derrotou por ampla maioria três requerimentos da oposição que solicitavam o envio de informações à comissão de inquérito. O primeiro pedia à Casa Civil informações sobre gastos com cartões de todas as instituições ligadas à Presidência da República desde 2002. O segundo requerimento requisitava às empresas Visanet e Redecard os termos dos contratos firmados entre elas e o governo federal. O último pedia ao Tribunal de Contas da União cópias dos processos sigilosos de auditorias feitas pelo TCU em gastos de funcionários da Presidência.

CONVOCAÇÃO

¿No plenário, a sociedade vai saber quem é contra (a convocação da ministra) e cada senador terá de dizer isso pessoalmente¿, afirmou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgilio (AM). ¿Se alguém pensa que vai consagrar a impunidade, vai ter que botar a cara no plenário¿, completou.

Para escapar ao bloqueio da base aliada na CPI, foram apresentados os seguintes requerimentos: um para que a ministra deponha no plenário do Senado, outro para que vá à Comissão de Constituição e Justiça do Senado e um terceiro que pede seu comparecimento à Comissão de Fiscalização e Controle.

Na semana passada, o governo impediu a convocação da ministra da Casa Civil por 14 votos a 7. ¿Se a oposição fizer isso, estará tirando atribuições da CPI e dizendo claramente que não precisa de comissão de inquérito¿, argumentou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR). ¿Além disso, só pode votar requerimento quando a pauta não estiver trancada. Isso quer dizer que vão votar todas as medidas provisórias, limpando a pauta.¿

Representação apresentada pelo DEM e pelo PSDB ao Ministério Público Federal, que seria entregue ontem à Procuradoria-Geral da República, pede que ¿sejam adotadas as medidas administrativas necessárias com o objetivo de aferir o caráter delituoso¿ da elaboração do dossiê com gastos da família do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Links Patrocinados