Título: Aneel aprova edital para leilão de linhas de transmissão
Autor: Goy, Leonardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/03/2008, Economia, p. B4
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou ontem o edital do primeiro leilão de novas linhas de transmissão deste ano, a ser realizado no dia 27 de junho, no Rio de Janeiro.
Serão oferecidas ao mercado as concessões para construir e operar 19 linhas de transmissão e 21 subestações. Quando estiverem prontas, essas linhas terão 3 mil quilômetros e cruzarão 12 Estados: Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Algumas das linhas que serão licitadas são particularmente importantes porque conectarão mercados da Região Norte do País, hoje isolados, ao chamado Sistema Interligado Nacional. Essas obras reduzem a necessidade de usar a Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) - encargo cobrado na conta de luz - para subsidiar a compra do diesel queimado pelas termoelétricas que abastecem os sistemas isolados.
Segundo a Aneel, as empresas vencedoras do leilão terão prazos que variam de 15 a 36 meses, contando a partir da assinatura dos contratos, para concluir a construção das linhas. A agência estima que os futuros concessionários investirão R$ 2,86 bilhões nas obras, que, por sua vez, deverão gerar 28,6 mil empregos diretos.
Assim como ocorre nos demais leilões do setor elétrico promovidos pelo governo, arrematarão os lotes de linhas de transmissão as empresas ou consórcios que se propuserem a cobrar as menores tarifas pelos serviços oferecidos.
Links Patrocinados