Título: Abono pode suspender a greve dos Correios
Autor: Marques, Gerusa
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/04/2008, Economia, p. B11

Governo propôs a prorrogação de abono emergencial de 30% por 90 dias, para negociar reivindicações; categoria decide hoje se mantém paralisação

O governo ofereceu ao comando de greve dos funcionários dos Correios a prorrogação, por 90 dias, do pagamento de um abono emergencial de 30% sobre o salário em troca da suspensão da greve iniciada ontem. Nesse período de 90 dias, governo e funcionários negociariam uma proposta mais ampla em torno das reivindicações dos grevistas. ¿É uma proposta que tem condições de a categoria aceitar¿, afirmou o senador Paulo Paim(PT-RS), ao deixar a reunião.

Confira a situação do serviço ao longo do dia

Veja a memória das greves anteriores

Saiba como as empresas estão contornando a greve

Acompanhe a cobertura na Rádio Eldorado

Segundo Paim, que deu os detalhes da proposta do governo, o comando de greve, que conversa com o ministro das comunicações, Hélio Costa, e com o presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, submeterá a proposta à categoria.

O abono de 30% vem sendo pago desde dezembro em substituição ao adicional de periculosidade, criado por projeto de lei mas vetado pelo presidente Lula. A greve foi deflagrada porque o pagamento do abono foi suspenso no mês de março. Os trabalhadores dos Correios pedem adicional de periculosidade, aumento na participação nos resultados e contratação de pessoal, além de melhores condições de trabalho.

A proposta do governo é que o abono de março seja pago até sexta-feira. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse que espera para hoje uma resposta dos funcionários dos correios.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Distrito Federal, a greve atingiu 21 Estados e o Distrito Federal e 70% dos carteiros estariam parados. Pelo levantamento dos Correios, no entanto, a paralisação é menor e somente no interior de São Paulo teria atingido 70%.

Na região metropolitana de São Paulo, apenas 10% dos serviços dos Correios estariam parados, conforme a empresa. A adesão à greve, ainda segundo a empresa, é de cerca de 40% em Brasília, e de 50% em Pernambuco e Rio Grande do Sul.

Os serviços Sedex 10, Sedex Hoje e Disque Coleta, que exigem hora marcada, foram suspensos ontem. Segundo a assessoria dos Correios, a paralisação dos funcionários poderia prejudicar a entrega e por isso a empresa preferiu não pôr em risco o correto atendimento aos consumidores.

ORIENTAÇÕES

O Procon-SP orientou os consumidores que estão esperando boletos de cobrança e contas a pagar - que normalmente chegariam pelos Correios - a entrarem em contato com as empresas para solicitar uma 2ª via por outros meios: internet, fax ou depósito bancário.

¿Caso a greve continue, o consumidor precisa tomar a iniciativa de buscar a 2ª via, mas a empresa tem a obrigação de oferecer uma alternativa fácil de pagamento¿, diz a técnica do Procon-SP Fátima Lemos.

Segundo ela, pessoas que utilizaram o serviço dos Correios para enviar ou receber documentos e tiveram problemas por causa do atraso na entrega podem pedir ressarcimento pelos danos provocados por esses atrasos, no Procon ou mesmo na Justiça. COLABOROU ANA PAULA LACERDA

Links Patrocinados