Título: Ministra agora virou madrasta do dossiê
Autor: Samarco, Christiane; Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/03/2008, Nacional, p. A8

A candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência em 2010 ¿está natimorta¿ depois do episódio do dossiê de gastos de FHC. A afirmação é do historiador Marco Antonio Villa, professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), para quem existe ¿uma verdadeira central de dossiês¿ instalada na Casa Civil. Falando ao portal do Estado (www.estadao.com.br), Villa afirmou que, com as denúncias, Dilma se transformou na ¿madrasta do dossiê¿. Abaixo, trechos da entrevista.

CHANTAGEM

¿A ministra está em uma situação muito difícil, a política é muito dinâmica. Ontem, ela era a mãe do PAC. Agora, virou a madrasta do dossiê. Ela não chama o dossiê de dossiê, e sim de banco de dados. Independentemente da denominação que se queira dar, é uma tentativa do governo de chantagear a oposição¿.

CENTRAL DE DOSSIÊS

¿Existe uma verdadeira central de fabricação de dossiês na Casa Civil , afinal são dezenas de assessores que não têm o que fazer, e querem chantagear a oposição. Mas acho que nada será apurado e teremos inúmeros dossiês, o que é um enorme desserviço que se presta ao País. Porque tudo isso despolitiza a sociedade¿.

LULA CANDIDATO

¿Pode ser que o presidente não transfira os votos em 2010, pode ser que ele mesmo seja o candidato. Depende muito da situação eleitoral até o fim deste ano. Acho difícil ele propor uma alteração constitucional, mas não acho impossível. Isso vai depender do desempenho dos candidatos. Mas é claro que ele vai influenciar as eleições de 2010¿.

MÁQUINA

¿Tudo indica que o governo terá mais de um candidato e colocará a máquina a seu favor¿.

Links Patrocinados