Título: PSDB vê com simpatia a idéia, mas DEM é contra
Autor: Moraes, Marcelo de; Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/03/2008, Nacional, p. A10

Os partidos de oposição estão divididos em relação à idéia de mudar o mandato do presidente para cinco anos, sem direito à reeleição. Enquanto políticos do PSDB acham que a proposta precisa ser mais bem avaliada, mas pode ser interessante, o presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), é radicalmente contra a mudança. Pior: vê na idéia uma tentativa de manobra para abrir uma brecha jurídica até para que o presidente Lula disputasse um terceiro mandato.

¿O PT pode perfeitamente alegar que houve mudança no sistema do mandato e dizer que o próximo de cinco anos não poderia ser caracterizado como reeleição, já que tudo teria mudado¿, desconfia.

¿Além disso, a possibilidade de reeleição foi criada há muito pouco tempo para se dizer que foi um fracasso ou é um problema. Não se pode mudar a Constituição a cada instante por causa do interesse dos partidos. A discussão do fim da reeleição não é uma demanda da sociedade¿, argumenta Maia.

No PSDB, a resistência à mudança é menor. O presidente do partido, senador Sérgio Guerra (PE), concorda que um mandato de cinco anos sem direito à reeleição é melhor do que o sistema atual. Mas reconhece que fazer essa modificação agora seria mero casuísmo.

¿Sou a favor de se estabelecer uma agenda para discutir reforma política. Acho que o mandato de cinco anos é melhor que o de quatro. Mas de jeito nenhum vou concordar com casuísmo. Até porque a crise política que vivemos não tem origem na reeleição ou no tamanho do mandato.¿

Links Patrocinados