Título: Para Lula, Dilma é vítima de chantagem
Autor: Lopes, Eugênia; Fontes, Cida
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/04/2008, Nacional, p. A4

Segundo presidente, dossiê foi vendido como `ossada de dinossauro¿, mas tudo não passou de `osso de galinha¿

Luciana Nunes Leal

Desgastada pela pressão da oposição para encontrar os responsáveis pelo vazamento de dossiê sobre os gastos sigilosos do governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, recebeu ontem o apoio incontestável do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o presidente, que disse não ter ¿um milésimo de suspeita¿ sobre a ministra, ela é vítima de ¿chantagem¿ e sofre uma injustiça ao ser associada à divulgação ilegal de dados secretos da gestão anterior. Lula afirmou que adversários que tentam constranger o governo encontraram ¿um osso de galinha¿.

¿A pessoa que tem a história da Dilma, que presta um serviço ao País que a Dilma presta, não pode ser vítima de uma chantagem política de uma figura que eu não sei quem é. Se roubou peças de um documento de um banco de dados e vendeu a idéia para alguém de que era um dossiê, eu não posso ter um milésimo de suspeita contra a ministra Dilma¿, declarou o presidente.

A ocasião escolhida por Lula para sair em defesa da ministra foi o almoço em homenagem ao presidente da Eslovênia, Danilo Türk, no Itamaraty. ¿A impressão que eu tenho é que alguém encontrou um osso de galinha e tentou vender para a imprensa que tinha encontrado uma ossada de dinossauro. Na hora de saber que tamanho era o dinossauro, vão perceber que era um franguinho¿, afirmou Lula em entrevista, após se despedir do presidente esloveno.

Lula disse estar tranqüilo, apesar de triste, e reconheceu ser possível que o responsável pelo vazamento dos gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso nunca seja descoberto. ¿Nós vamos ter de fazer uma investigação e possivelmente nunca saibamos quem pega documento de banco de dados e vende como se fosse dossiê. E isso é lamentável para o País. Não quero acusar ninguém porque é muito ruim acusar sem saber¿, afirmou.

Sem citar nomes, o presidente referiu-se a notícias de que ¿há senadores que participaram disso¿. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) admitiu que tinha conhecimento do dossiê e o viu, mas considerou ¿criminoso¿ o vazamento de dados por funcionários com acesso a informações sigilosas. Mais uma vez referindo-se a Dilma, Lula afirmou que ¿não é justo que alguém faça isso com ela¿.

O presidente disse ter orientado ministros e colaboradores a ¿não parar de trabalhar um só minuto¿. ¿Não é a primeira vez na história do Brasil, não é a segunda vez e não será a última vez em que alguém tenta roubar documento de um jeito para vendê-lo de outro. Eu vou continuar viajando o Brasil, a Dilma vai continuar viajando o Brasil e as pessoas que estão na CPI que apurem e, por favor, dêem um jeito de evitar que essas coisas voltem a acontecer. Da nossa parte, estamos tranqüilos.¿

Links Patrocinados