Título: Abono de 30% põe fim à greve dos Correios no DF
Autor: Marques, Gerusa
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/04/2008, Economia, p. B9

Proposta inclui prazo de 90 dias para negociações e será submetida às assembléias nos Estados

Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em greve desde segunda-feira, fecharam ontem uma proposta com o Ministério das Comunicações e a direção da empresa que poderá resultar no fim da paralisação.

O fim da greve depende da aprovação, pelas assembléias nos Estados, dos termos propostos pelo governo. Mas já foi aprovado em Brasília, onde os funcionários devem voltar ao trabalho a partir da zero hora de hoje. Em São Paulo, o fim da paralisação ainda não foi decidido e os serviços podem continuar suspensos por mais alguns dias. No Paraná, também não foi confirmado o fim do movimento.

O governo propôs prorrogar por três meses o pagamento do abono emergencial de 30% sobre os salários. O acerto, segundo o movimento grevista, estabelece que, ao final dos três meses, o abono passará a ser pago como adicional de risco. Já a assessoria dos Correios disse que a proposta é de que, nesse prazo de 90 dias, será estudado se o adicional será definitivo e de que maneira.

Também ficou acordado com os representantes da Federação Nacional dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e Atividades Correlatas (Fentect) que será instituído um grupo com representantes do Ministério das Comunicações, da ECT e dos empregados para discutir o Plano de Cargos e Salários, participação nos lucros e pagamento dos dias parados. Os funcionários alegam que, no ano passado, receberam entre R$ 600 e R$ 800, como participação nos lucros, mas em 2008 o valor pago foi R$ 250.

O abono emergencial vinha sendo pago desde dezembro e foi suspenso em março, deflagrando o movimento grevista. O abono substituiu o adicional de periculosidade aprovado em lei votada pelo Congresso e vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o movimento grevista, a paralisação atingiu 21 Estados e o Distrito Federal, com cerca de 70% de adesão. Só em São Paulo os Correios entregam cerca de 11 milhões de correspondências e encomendas por dia.

Os serviços Sedex 10, Sedex Hoje e Disque Coleta, que exigem hora marcada, estavam totalmente suspensos. Segundo a assessoria dos Correios, a paralisação dos funcionários poderia prejudicar a entrega e por isso a empresa preferiu não pôr em risco o correto atendimento aos consumidores. Os serviços devem voltar à normalidade hoje.

ATRASOS

Pessoas que utilizaram o serviço dos Correios para enviar ou receber documentos e tiveram problemas por causa do atraso na entrega podem pedir ressarcimento pelos danos provocados por esses atrasos nos Correios, no Procon ou na Justiça.

O Procon-SP orientou os consumidores que estão esperando boletos de cobrança e contas a pagar - que normalmente chegariam pelos Correios - a entrarem em contato com as empresas para solicitar uma 2ª via por outros meios (internet, fax ou depósito bancário), para evitar o vencimento dos prazos.

Já as pessoas que aguardam a entrega de produtos comprados em lojas ou pela internet, que chegariam via Correios, devem entrar em contato com a própria loja, em caso de atraso.

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