Título: Lula quer controle rigoroso da inflação
Autor: Oliveira, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/04/2008, Economia, p. B4

Presidente critica otimismo exagerado e pede 'olhar de lupa' para impedir contágio da crise americana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem durante visita ao Rio Grande do Sul que o Brasil precisa manter 'controle constante' para não permitir o retorno da inflação. 'Porque, quando a inflação volta, todos perdem', reiterou o presidente, ao destacar mais uma vez que o maior prejudicado seria o trabalhador brasileiro.

Em discurso na Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Lula voltou a manifestar preocupação com a possibilidade de a crise que atinge o mercado americano afetar também o Brasil. O presidente, que há apenas alguns meses se vangloriava da estabilidade econômica e da capacidade do País de sair ileso de um período problemático no cenário internacional, decidiu pedir cautela.

'Nós não podemos ficar exagerando no otimismo', declarou, no único discurso que fez em três eventos dos quais participou do início da manhã ao começo da tarde em Rio Grande (RS). 'É preciso que a gente tenha um olhar de lupa a cada dia, para não permitir que a economia de um país como o Brasil seja contaminada pela crise americana, que envolve bancos americanos e bancos europeus, mas, graças a Deus, não chegou aqui no Brasil.'

Ao dizer que seu governo se empenhou em fortalecer o País no cenário mundial, Lula ressaltou que todas as políticas públicas de sua administração foram pensadas para os 'próximos quatro anos', em especial a destinação de recursos para melhorar a infra-estrutura no País. 'O que nós estamos fazendo nesses próximos quatro anos é um volume maior do que o último momento de investimento em infra-estrutura neste país, entre 1975 e 1980.'

PETROBRÁS

Na visita a Rio Grande - acompanhado de seis ministros, além de parlamentares -, Lula também conheceu a plataforma P-53 da Petrobrás, que deverá ser concluída no quarto trimestre deste ano e terá capacidade para produzir 180 mil barris/dia de óleo e 6 milhões de metros cúbicos de gás. O investimento na plataforma foi de R$ 1,3 milhão.

O presidente visitou ainda as obras do dique seco que está sendo construído na cidade. A obra, que ficará pronta em 2009, permitirá o compartilhamento de obras de construção, conversão e reparo de emergência de plataformas de produção e perfuração. Segundo o presidente da Petrobrás, José Sergio Gabrielli, o dique seco vai viabilizar a produção nacional em série de cascos para plataformas. Atualmente, estruturas como a P-53 são feitas com cascos de navios comprados no exterior e reformados.

Links Patrocinados