Título: Bush pedirá que Otan inclua ex-soviéticos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/04/2008, Internacional, p. A14

Na cúpula de amanhã, ele enfrentará resistência contra Ucrânia e Geórgia

AP E REUTERS

O presidente dos EUA, George W. Bush, partiu ontem para sua última reunião de cúpula da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que começa amanhã em Bucareste, na Romênia. O tour de Bush pela Europa inclui ainda passagens pela Ucrânia - primeira parada -, Croácia e Rússia, onde se reunirá pela última vez com o presidente russo, Vladimir Putin, que entrega o cargo em maio a Dmitri Medvedev.

A cúpula da Otan, que também contará com a presença de Putin, deverá convidar Croácia e Albânia a entrar na aliança militar. A ex-república iugoslava da Macedônia, que também discute sua adesão, tem poucas chances de ser aceita em razão do veto da Grécia, que rejeita o uso do nome 'Macedônia' (igual ao de uma província grega) por seu vizinho do norte.

Para Bush, a ampliação da Otan deveria ir mais longe e incluir duas ex-repúblicas soviéticas, Ucrânia e Geórgia. Mas são remotas as chances de que esses dois países sejam aceitos. Para que isso ocorra, Bush teria de superar, além da oposição da Rússia, a ameaça de veto de dez membros da Otan, liderados pela Alemanha. A cúpula tentará também pôr fim às divergências sobre a necessidade de reforços militares no Afeganistão e obter apoio para os próximos anos da guerra contra o Taleban. Bush pedirá aos membros da organização maior empenho e mobilização de homens na guerra ao terror.

Na Ucrânia, onde chegou ontem, Bush foi recebido com protestos. Milhares de manifestantes convocados por partidos pró-russos saíram às ruas com bandeiras da União Soviética e queimaram imagens de Bush no centro de Kiev. Mais de 4 mil policiais e soldados participam do esquema de segurança do presidente americano. Hoje, ele se reunirá com o presidente ucraniano, o pró-europeu Viktor Yushchenko, com a premiê Yulia Timoshenko e com o líder opositor pró-russo Viktor Yanukovich antes de seguir para Bucareste, onde fica até sexta-feira.

No fim de semana, Bush segue para a cidade russa de Sochi, às margens do Mar Negro, onde discutirá com Putin o projeto de instalação de um escudo antimísseis americano na Polônia e na República Checa.

A Rússia não aceita a instalação de bases americanas nos países de sua antiga zona de influência. Durante a viagem, Bush tentará convencer Putin e Medvedev (que também participará da reunião) de que o escudo antimísseis não foi concebido contra Moscou.

Em meio à polêmica sobre o escudo, o premiê checo, Mirek Topolanek, anunciou que o acordo entre República Checa e EUA para a instalação da base de mísseis já está pronto e espera apenas a assinatura dos dois governos.

A AGENDA DE BUSH

Ampliação da Otan: Além da inclusão de Croácia, Albânia e Macedônia na organização, líder dos EUA também defenderá a entrada da Ucrânia e da Geórgia

Mobilização de tropas: Presidente americano pedirá maior comprometimento dos países membros da Otan e envio de mais tropas para o Afeganistão

Escudo antimísseis: Após cúpula da Otan, Bush se reunirá com o presidente russo, Vladimir Putin, para discutir o projeto dos EUA de instalar um escudo antimísseis na Polônia e na República Checa

Links Patrocinados